Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Dan Câmara defende a participação das mulheres nas forças de segurança

7 de março de 2024
Compartilhar

Nesta quinta-feira (7/3), o deputado Comandante Dan (Podemos) falou em favor da participação feminina nas forças de segurança pública do Amazonas. Ele defendeu a participação da mulher na segurança pública e disse que está pacificada, mas há muito por ser consolidado.
Câmara fez referência à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do último dia 14 de fevereiro, que derrubou a cota de 10% para mulheres no concurso da Polícia Militar do Amazonas, que havia produzido efeito oposto e limitou a participação feminina no certame. O parlamentar considera que o marco percentual talvez tenha sido estabelecido quando o universo feminino era desconhecido das forças policiais e talvez essa fosse mesmo a hora de rever os paradigmas.
“Precisamos enxergar a mulher como cidadã, que tem direitos e deveres e precisa ter a liberdade de exercê-los e enxergar a mulher, não apenas como esposa ou mãe, entretanto enquanto cidadã, capaz de ocupar os mais diversos papéis na sociedade democrática. Na democracia todos são socialmente iguais e humanamente distintos”, enfatizou Dan Câmara.
Ainda em sua fala, propôs a reflexão que a decisão do STF e o tempo em que vivemos mostram que é necessário rever a avaliação de desempenho e efetividade dos policiais. Segundo ele, as mulheres são estratégicas e capazes de construir relações com a comunidade mais facilmente que homens, o que é importante a segurança das mulheres, maioria da população brasileira, que precisam ser revistadas por mulheres.
“Precisamos manter o foco na modernização em favor da excelência do serviço público, que tem admissão por concurso público, que inclui o teste de aptidão física, como parte do concurso, o que nivela as candidatas e os candidatos, sem distinção, e afasta qualquer fantasma sobre desempenho físico”, finalizou Câmara.
Crescimento da violência doméstica contra a mulher
Dan Câmara voltou a repercutir dados estatísticos da Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP/AM), que revelaram um aumento de 13% das mulheres vítimas de violência doméstica, de 2022 a 2023.
“O aumento ganha voz nas audiências que realizamos no interior e há pedidos nas cidades da região metropolitana de Manaus, ou apenas próximas à capital, que sejam tomadas medidas de combate a essa manifestação de violência. É uma ocorrência que preocupa muito, pois a ação policial é muito mais repressiva que preventiva. Também é um crime praticado na intimidade do convívio familiar. A sociedade precisa encontrar medidas preventivas”, afirmou Comandante Dan.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Poder legislativo e vereança serão temas de palestra no Feclam 2025

25 de março de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayra Dias solicita adoção de providências para garantir repasses à Rede Acolher no Amazonas

25 de março de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca preocupação com enchente e ações de apoio à população de Boca do Acre

25 de março de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Carlinhos Bessa destaca Dia Mundial de Combate à Tuberculose e reforça compromisso com a Policlínica Cardoso Fontes

25 de março de 2025
Legislativo Estadual

Presidida por Adjuto Afonso, Frente Parlamentar de Empreendedorismo da Aleam fomenta negócios femininos em Lábrea

25 de março de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan volta a pleitear funcionamento de geleiras nos portos do interior

25 de março de 2025
Influência SocialInfluência Social