Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Rio Preto da Eva: FVS-RCP orienta clínicas veterinárias privadas sobre a notificação de casos de esporotricose em animais

29 de setembro de 2025
Compartilhar

Notificação obrigatória de casos de esporotricose é essencial para conter a disseminação da doença

FOTOS: Maíra Pessoa FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) intensifica as ações de enfrentamento à esporotricose no estado. Nesta segunda-feira (29/09), foi realizada uma reunião remota com representantes de clínicas veterinárias privadas de Rio Preto da Eva para reforçar a importância da notificação de casos da doença em animais.

O encontro foi conduzido pela diretoria de Vigilância Ambiental, por meio da gerência de Zoonoses, e contou com a participação de médicos-veterinários da rede privada, além da presença da gerência municipal de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa- Rio Preto da Eva), que atua como ponto focal no território.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que a colaboração entre os setores público e privado fortalece a vigilância em saúde. “A notificação dos casos de esporotricose é fundamental para mapear a ocorrência da doença e adotar estratégias de enfrentamento. Essa integração com as clínicas veterinárias privadas é um passo importante para proteger a saúde animal e humana”, afirmou.

Durante o encontro, o médico-veterinário da FVS-RCP, Deugles Cardoso, ressaltou o papel essencial dos profissionais da medicina veterinária no diagnóstico e tratamento da doença. “Cada veterinário tem responsabilidade no diagnóstico precoce da esporotricose e no manejo adequado dos casos. Essa atuação é decisiva para evitar a disseminação da doença e proteger tanto a saúde animal quanto a humana”, destacou.

Já a gerente de Zoonoses da FVS-RCP, Érica Chagas, reforçou que os exames laboratoriais devem ser realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-RCP). “Além do diagnóstico preciso, é necessário integrar os serviços para que o enfrentamento da esporotricose vá além do setor saúde, envolvendo uma rede de proteção que assegure respostas mais efetivas”, enfatizou.

Na ocasião, o gerente municipal de Zoonoses de Rio Preto da Eva, Ronnie Bonete, apontou a importância de fortalecer continuamente a articulação entre o serviço público e as clínicas veterinárias privadas do município. “Essa integração é fundamental para agilizar a identificação de casos, garantir o encaminhamento adequado dos animais e ampliar as ações de vigilância em saúde”, disse.

A FVS-RCP reforça que todos os casos suspeitos ou confirmados de esporotricose devem ser notificados à vigilância epidemiológica, garantindo agilidade nas ações de investigação, diagnóstico e controle da doença.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

IML busca por familiares de José Maria de Lima Pantoja, que faleceu Manaus

12 de novembro de 2025
Amazonas

EE Antônio da Encarnação Filho realiza 2ª Expoenarte com desenhos e pinturas de estudantes

12 de novembro de 2025
Amazonas

SES-AM participa do 1º Congresso Regional de Contratações Públicas da Região Norte

12 de novembro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 239 vagas de emprego para esta quinta-feira

12 de novembro de 2025
Amazonas

Com processo inédito de lavagem em estrutura móvel, empresa de pescado levará ao consumidor peixe fresco com qualidade e rastreabilidade garantidas

12 de novembro de 2025
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Itacoatiara recebe simpósio sobre inovação na área da computação

12 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social