Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Trabalho eficiente do IML possibilita identificação de 332 de corpos e permite alívio aos familiares

2 de outubro de 2025
Compartilhar

Com atuação integrada, o instituto alcança resultados positivos

Foto: Victor Levy/SSP-AM

O Instituto Médico Legal (IML) do Amazonas desenvolve um trabalho essencial na identificação de corpos que chegam à unidade sem qualquer tipo de documentação. A atuação do IML garante que essas pessoas sejam identificadas e que suas famílias tenham o direito de realizar o sepultamento de forma digna. Somente neste ano, 332 corpos que não tinham documentação foram identificados e entregues aos seus familiares.

O diretor do IML, perito e médico legista, Sérgio Machado, explicou sobre o trabalho integrado dos servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do IML e do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) no reconhecimento dos corpos.

“Iniciamos tudo durante a remoção do corpo, quando buscamos informações sobre a pessoa e, se tem alguma identidade ou não. Caso não tenha, realizamos a segunda perícia, que é a perícia de identificação com o apoio do IIACM. E por meio da análise necropapiloscopia, nós realizamos a identificação e, essa perícia pode demorar cinco minutos ou 24 horas, dependendo do processo de identificação”, disse o médico legista.

Foto: Victor Levy/SSP-AM

Após a confirmação da identidade, o IML realiza a procura dos familiares, possibilitando que cada corpo seja entregue de forma legal e humanizada. Essa prática reforça o compromisso da instituição não apenas com a ciência e a perícia, mas também com o respeito às famílias.

“A importância que tem esse ato de identificação é devolver a cidadania para aquela pessoa que faleceu, mas o mais importante é dar conforto para aquela família, porque o luto tem que ser encerrado e as pessoas precisam enterrar aquele ente querido”, ressaltou Sérgio.

Foto: Victor Levy/SSP-AM

Trabalho humanizado

A radiologista Estelita Ramos contou que aguardava há dias por notícias do tio desaparecido, que foi localizado e identificado pela perícia do IML.

“O meu tio saiu para trabalhar na BR-319 como caseiro, ele tinha 70 anos, mas era muito forte e trabalhador. Desconfiamos porque ele disse que viria a Manaus para passar o final de semana e não apareceu, tentaram entrar em contato e nada dele responder, foi quando alguém viu nas redes sociais a divulgação sobre o corpo dele e viemos ao IML”, disse Estelita.

A sobrinha destacou a importância do trabalho do IML no processo de identificação, que possibilitou a despedida digna da família.

“É muitíssimo importante esse trabalho do IML e eu só tenho que agradecer a toda equipe, porque, embora não fosse assim, gostaríamos de encontrar ele, mas aconteceu essa fatalidade e agora vamos dar um enterro digno”, pontuou a mulher.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Rua do Esporte leva lazer, inclusão e qualidade de vida a bairros de Manaus

12 de novembro de 2025
Amazonas

Primeiro contrato de REDD+ do Amazonas garante proteção ambiental em área no sul do estado

12 de novembro de 2025
Amazonas

Na COP30, governador Wilson Lima defende pauta da moradia em reuniões sobre habitação

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Governo do Amazonas apresenta cases de sucesso de programas que promovem infraestrutura sustentável

11 de novembro de 2025
Amazonas

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

11 de novembro de 2025
Amazonas

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

11 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social