Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Amazonas recebe comitiva internacional para troca de experiências em saúde pública e enfrentamento às mudanças climáticas

6 de outubro de 2025
Compartilhar

Visita técnica reúne representantes Fundação Bill & Melinda Gates, Fiocruz Rio de Janeiro e CPLP para conhecer estratégias de preparação e resposta a emergências em saúde

FOTO: Anne Alves/ FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu representantes da Fundação Bill & Melinda Gates, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Rio de Janeiro) e uma comitiva da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP). A visita ocorreu em Manaus, entre os dias 2 e 6 de outubro, reunindo 45 participantes.

O encontro ficou registrado como um marco estratégico na vigilância em saúde pública, ao fortalecer parcerias internacionais e promover a troca de boas práticas brasileiras. A programação abordou a adaptação às mudanças climáticas na Amazônia e estratégias de preparação e resposta rápida a emergências em saúde.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o encontro amplia fronteiras do diálogo em saúde. “Avançar em estratégias exige diálogo contínuo e troca de vivências no serviço de saúde. Aqui no Amazonas, com nossas especificidades, incluindo distâncias gigantescas e desafios logísticos, essa troca é ainda mais essencial”, avaliou.

FOTO: Anne Alves/ FVS-RCP

A gerente de Operações de Emergência em Saúde e representante da Fundação Bill & Melinda Gates, Alaab Abouzeido, destacou o caráter transformador da cooperação. “O objetivo é compartilhar o conhecimento que o Brasil desenvolveu em saúde pública com outros países. Conversei com representantes africanos que destacaram levar experiências valiosas para seus territórios.”, afirmou.

Na mesma linha, o médico do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde, Diogo Simões, ressaltou o papel do Brasil como referência para os países lusófonos. “Tem sido uma experiência enriquecedora, com dias de intensas discussões técnicas. O Brasil é uma grande referência em saúde pública. É inspirador observar como o país organiza a preparação, já que respostas tardias muitas vezes não são eficazes. Essa visão nos motiva a aplicar soluções em nossos contextos”, destacou.

FOTO: Anne Alves/ FVS-RCP

Ação integrada

A programação contou também com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que compartilharam experiências exitosas no enfrentamento a emergências em saúde pública, evidenciando a força da integração entre instituições locais, nacionais e internacionais.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Rua do Esporte leva lazer, inclusão e qualidade de vida a bairros de Manaus

12 de novembro de 2025
Amazonas

Primeiro contrato de REDD+ do Amazonas garante proteção ambiental em área no sul do estado

12 de novembro de 2025
Amazonas

Na COP30, governador Wilson Lima defende pauta da moradia em reuniões sobre habitação

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Governo do Amazonas apresenta cases de sucesso de programas que promovem infraestrutura sustentável

11 de novembro de 2025
Amazonas

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

11 de novembro de 2025
Amazonas

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

11 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social