Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ipaam Itinerante chega a Manaquiri de 13 a 15 de outubro com serviços ambientais gratuitos

9 de outubro de 2025
Compartilhar

Iniciativa aproxima o Instituto da população com orientações técnicas, regularizações e ações educativas

FOTO: Moisés Henrique/Arquivo/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) inicia, na próxima segunda-feira (13/10), as atividades do Programa de Interiorização e Ações de Educação Ambiental, o Ipaam Itinerante, no município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). As ações seguem até quarta-feira (15/10), com atendimentos realizados no auditório da Prefeitura Municipal.

Durante o período, serão oferecidos serviços como emissão de declarações de inexigibilidade, consultas, regularizações e orientações sobre processos ambientais e dispensas de licenciamento, com foco em pequenos empreendedores e atividades de pousadas e turismo local.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Manaquiri, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e reafirma o compromisso do Ipaam em descentralizar o atendimento e levar soluções ambientais de forma prática, eficiente e próxima da população do interior do estado.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o programa é uma estratégia de aproximação com a sociedade, estimulando a regularização de atividades e reforçando o diálogo entre o órgão e os empreendedores locais. “O programa nasceu para esclarecer dúvidas, orientar e apoiar os municípios na gestão ambiental. A ideia é estar próximo da população, ouvir as demandas e dar encaminhamentos práticos, contribuindo para a regularização ambiental e a prevenção de danos ao meio ambiente”, afirma o gestor.

FOTO: Moisés Henrique/Arquivo/Ipaam

Além dos atendimentos presenciais, o programa inclui uma capacitação técnica remota voltada para servidores municipais e agentes ambientais locais. A formação será conduzida pelo coordenador de Atendimento de Apoio e Suporte ao Sislam, Luiz Henrique Vieira, e abordará o uso do Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam). Entre os temas estão: a diferença entre licença, Declaração de Inexigibilidade (DI) e dispensa; requisitos necessários; fluxo de processos; utilização do sistema; e consulta ao arcabouço legal disponível no portal do Ipaam.

Para Luiz Vieira, a capacitação fortalece a atuação dos municípios na área ambiental. “O Ipaam está capacitando os técnicos ambientais para o uso das ferramentas do Sislam. Apresentamos o portal, o sistema, como consultar processos, iniciar novos e acessar a legislação disponível em nosso site”, explica o coordenador.

O cronograma em Manaquiri inclui ainda palestras de educação ambiental sobre desmatamento e queimadas, realizadas em escolas da zona urbana e rural, incluindo as comunidades Vila do Janauacá, Costa do Aruanã, Andiroba e Barro Alto, reforçando o compromisso do Instituto com a conscientização e o enfrentamento aos focos de calor.

A Gerência de Protocolo (GEPR) também vai auxiliar no preenchimento e tramitação de solicitações relacionadas ao licenciamento ambiental, outorgas de uso de recursos hídricos, declarações de inexigibilidade, análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR), alterações de e-mail vinculadas ao CAR, solicitações de nada consta e denúncias ambientais.

FOTO: Moisés Henrique/Arquivo/Ipaam

O coordenador do Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE), Bismark Filgueiras, destaca que a ação integra o Plano de Ação de Regularização Ambiental, Enfrentamento e Combate aos Efeitos das Mudanças Climáticas e Estiagem. “Em Manaquiri, o programa reforça o compromisso do Instituto em antecipar ações de prevenção e fortalecer a gestão ambiental local, principalmente no período que antecede a estiagem”, afirma Bismark.

Canal de denúncias

O Ipaam mantém canal exclusivo para denúncias de crimes ambientais, disponível pelo WhatsApp (92) 98557-9454, vinculado à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa). As operações seguem intensificadas para coibir o desmatamento ilegal, proteger a fauna silvestre e garantir a conservação da biodiversidade amazônica.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP30, governador Wilson Lima defende pauta da moradia em reuniões sobre habitação

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Governo do Amazonas apresenta cases de sucesso de programas que promovem infraestrutura sustentável

11 de novembro de 2025
Amazonas

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

11 de novembro de 2025
Amazonas

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Governo do Amazonas lança portfólios, catálogo de pesquisas e inventário de ações sobre mudanças climáticas e biodiversidade

11 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social