Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP capacita profissionais para atuação em casos de intoxicação por metanol

15 de outubro de 2025
Compartilhar

Evento integra ações de vigilância para prevenir e responder a emergências em saúde pública

FOTO: Jheffeson Coelho/ FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (15/10), o webinar “Manejo Clínico de Paciente com Suspeita de Intoxicação por Metanol”, voltado a profissionais de saúde. O encontro teve como objetivo atualizar protocolos clínicos e fortalecer a rede de vigilância frente aos riscos de intoxicação química.

A atividade faz parte das ações do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs Amazonas), da FVS-RCP, responsável por coordenar a detecção, monitoramento e resposta a emergências em saúde pública no estado.

O webinar foi conduzido pela médica toxicologista Patrícia Drumond, referência nacional em toxicologia clínica, com mediação da farmacêutica Vivian Pereira, coordenadora do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Amazonas (CIATox-AM).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o evento integra as ações de preparação da rede de assistência à saúde para a identificação precoce, resposta rápida e tratamento adequado de casos suspeitos de intoxicação por metanol, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

“Reforço que, até o momento, o Amazonas não registra casos suspeitos, mas o risco existe. A intoxicação por metanol é um evento de saúde pública. Esse treinamento on-line tem o objetivo de fortalecer a capacidade dos profissionais de saúde para reconhecer precocemente os sinais clínicos e agir de forma oportuna diante de possíveis ocorrências”, destacou Tatyana.

Durante a apresentação da médica Patrícia Drumond, foi abordada a importância do diagnóstico diferencial e do tratamento específico nos casos de intoxicação por metanol. “É importante identificar os quadros clínicos que diferenciam a intoxicação por metanol de outras condições parecidas como cetoacidose alcoólica e diabética e intoxicação por outras substâncias tóxicas e reforçou a necessidade de identificação precoce e manejo adequado para evitar complicações graves”, destacou.

O webinar também reforçou a importância da integração entre os serviços de saúde, a vigilância em saúde e o CIATox-AM, que oferece suporte técnico especializado em casos de intoxicação por metanol, medicamentos e agentes biológicos. O vídeo completo da apresentação está disponível no canal oficial da FVS-RCP no YouTube.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

11 de novembro de 2025
Amazonas

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Governo do Amazonas lança portfólios, catálogo de pesquisas e inventário de ações sobre mudanças climáticas e biodiversidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Novembro Azul: SES-AM intensifica cuidados com a saúde do homem

11 de novembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove ação de cidadania voltada aos beneficiários e trabalhadores do Prosai Parintins

11 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social