Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Seas encerra 15ª Conferência Estadual de Assistência Social com eleição de delegados para a etapa nacional

17 de outubro de 2025
Compartilhar

Participantes também definiram propostas a serem apresentadas no encontro em Brasília

Fotos: Jimmy Christian/Seas

A 15ª Conferência Estadual de Assistência Social chegou ao fim nesta quinta-feira (16/10), após dois dias de intensos debates e deliberações sobre os rumos da política do setor Amazonas. Realizado no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, o evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), reunindo profissionais de diversos municípios.

O segundo dia foi marcado pela apresentação das propostas elaboradas nos Grupos de Trabalho dos cinco eixos temáticos, além da plenária final e da eleição dos 48 delegados que representarão o Amazonas na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social.

A secretária de estado de Assistência Social e presidente do Ceas, Kely Patrícia, destacou em sua fala a importância do encontro para o fortalecimento do Serviço Único de Assistência Social (Suas ) e para a construção de novas políticas públicas, ressaltando que as propostas discutidas na Conferência Estadual serão levadas à Conferência Nacional, sempre considerando a realidade e a experiência regional do Amazonas.

Foto: Jimmy Christian/Seas

“Aqui discutimos propostas, ideias e planos que serão levados à conferência nacional, sempre com uma visão regionalizada, buscando evoluções e melhorias para a assistência social no Amazonas e em todo o Brasil”, destacou Kely Patrícia.

Com cerca de 300 participantes, entre delegados da representação governamental e da sociedade civil, incluindo usuários, entidades e trabalhadores do Suas, a conferência teve como tema central os 20 anos do Suas.

Segundo a secretária Executiva do Conselho Estadual de Assistência Social, Luana Tavares, para a região Norte e Nordeste, houve o aumento na distribuição de delegados eleitos para participarem da Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá em Brasília/DF.

“O reconhecimento do fator amazônico e o aumento de vagas para delegados em conferências nacionais são, portanto, uma resposta à necessidade de garantir uma representação mais justa e equitativa para uma região de grande importância estratégica para o Brasil”, destacou.

O conselheiro nacional de Assistência Social e integrante da Gestão do Trabalho do Suas, Marcílio Maquezine Ferrari, que acompanhou os dois dias de evento, também destacou a importância dos debates e da eleição dos delegados. Além dele, participaram Clara de Sá, técnica Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e Pablo Wanzeller, do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

Foto: Jimmy Christian/Seas

“A eleição dos delegados é fundamental, pois esses representantes vão à Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília, para definir as prioridades da assistência social em todo o país. Além disso, terão a missão de defender as propostas da Região Norte, especialmente do estado do Amazonas”, ressaltou.

Representatividade

A conferência também contou com a participação de representantes indígenas, como Apolinário Xamatawteri Yanomami, que destacou a importância de representar seu povo e levar informações para as comunidades Yanomami do município de Santa Isabel do Rio Negro, no estado do Amazonas.

Foto: Jimmy Christian/Seas

“Represento 24 comunidades Yanomami do município de Santa Isabel e vim participar dessa conferência estadual para debater com vocês e com meus parentes que estão aqui. É importante chegar até este espaço e levar as informações para o meu povo”, destacou Apolinário.

Lourdes Ferreira, assistente social de Parintins e eleita delegada para a Conferência Nacional, destacou a importância da representação do Amazonas no evento nacional.“Nós, delegados eleitos para a conferência nacional, temos o dever de levar propostas, lutar pelos direitos dos usuários e construir um Suas amazônico que reflita a realidade da nossa região”, afirmou.

O debate promoveu reflexões sobre os avanços, retrocessos e desafios enfrentados ao longo desse período, reforçando a importância de uma responsabilidade compartilhada entre as esferas de governo para assegurar um sistema justo, igualitário e adaptado às especificidades do território amazônico.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

11 de novembro de 2025
Amazonas

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Governo do Amazonas lança portfólios, catálogo de pesquisas e inventário de ações sobre mudanças climáticas e biodiversidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Novembro Azul: SES-AM intensifica cuidados com a saúde do homem

11 de novembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove ação de cidadania voltada aos beneficiários e trabalhadores do Prosai Parintins

11 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social