Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Concerto “Lux Aeterna” homenageia Maestro Branco e Hermeto Pascoal no Teatro Amazonas

15 de outubro de 2025
Compartilhar

Em clima de reverência e virtuosismo, a Amazonas Band conduziu o público do Teatro Amazonas por um concerto dedicado à memória

FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Teatro Amazonas recebeu, na terça-feira (14/10), o concerto “Lux Aeterna – À memória de Maestro Branco e Hermeto Pascoal”, apresentado pela Amazonas Band sob regência do maestro Rui Carvalho. O espetáculo, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, reuniu o público em uma noite de emoção, virtuosismo e celebração do legado de dois ícones da música brasileira.

Com duração de 1h20, o concerto integrou o calendário de programações do Teatro Amazonas e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos artistas e da produção musical brasileira. O programa incluiu obras que dialogam entre o jazz e a música popular, com arranjos inéditos preparados ao longo de 2025 especialmente para a Amazonas Band.

Sob a regência de Rui Carvalho, a apresentação teve como destaque a execução da obra “Réquiem”, composta pelo próprio maestro. Dividida em quatro partes – Lamento, Prece, Senda e Lux Aeterna -, a peça foi escrita durante a pandemia e traduz o sentimento de reflexão e esperança diante da finitude da vida. “Essa composição nasceu em um período difícil, de muitas perdas, e só é apresentada quando existe um motivo especial. Hoje, dedicamos a Maestro Branco e a Hermeto Pascoal, dois grandes mestres que deixaram marcas profundas na música brasileira”, explicou Rui.

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O maestro também destacou a importância de José Roberto, conhecido como Maestro Branco, em sua trajetória. O arranjador e compositor foi uma figura marcante na formação do maestro, com quem manteve uma relação próxima e de aprendizado. Seu mestrado, inclusive, foi dedicado ao amigo e mentor, a quem se referiu como um verdadeiro professor de arranjo e inspiração artística.

A homenagem contou com a participação especial do Madrigal do Amazonas, que se uniu à banda em momentos de destaque do concerto, como Réquiem e Na Baixa do Sapateiro. “Foi uma alegria trabalhar com o Madrigal e ver o Teatro Amazonas lotado, com um público tão receptivo. A energia da plateia coroou essa noite de celebração”, completou o maestro.

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O repertório também incluiu interpretações de obras consagradas como As Três Marias (Wayne Shorter), Maiden Voyage (Herbie Hancock), Pizindim (Evaldo Gouvêa e Jair Amorim), Bahia (Ary Barroso), Serrado, Flor de Lis e Samba Dobrado (Djavan).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

11 de novembro de 2025
Amazonas

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Governo do Amazonas lança portfólios, catálogo de pesquisas e inventário de ações sobre mudanças climáticas e biodiversidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Novembro Azul: SES-AM intensifica cuidados com a saúde do homem

11 de novembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove ação de cidadania voltada aos beneficiários e trabalhadores do Prosai Parintins

11 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social