Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Corpo de Bombeiros inicia quarta turma do curso de mergulho autônomo do Amazonas

12 de novembro de 2025
Compartilhar

A capacitação tem uma carga horária total de 320 horas

Fotos: Paulo Bahia/CBMAM

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) deu início, nesta quarta-feira (12/11), às aulas da quarta turma do Curso de Mergulho Autônomo da instituição. Um total de 33 profissionais iniciaram a capacitação, sendo dois Policiais Militares e 31 bombeiros.

“É um curso onde os nossos Bombeiros Militares irão aprender técnicas dificílimas de operações de mergulho em águas escuras. O objetivo é aumentar o nosso efetivo de mergulhadores em todo o estado do Amazonas”, afirmou o comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz. As três primeiras turmas são dos anos de 1998, 2008 e 2024.

O comandante acrescentou que os mergulhadores serão fundamentais no processo de expansão da corporação, que saiu, até o momento, de 11 para 22 municípios com bases permanentes do Corpo de Bombeiros.

“Parte deles serão deslocados para o interior do estado e isso dá qualidade no atendimento da população em todos os sentidos. É mais um investimento do Governo do Estado em benefício da sociedade amazonense”, acrescentou Muniz.

Com uma carga horária total de 320 horas e 40 dias de duração, a capacitação será realizada em Manaus e Presidente Figueiredo, em locações das Forças Especiais do Exército Brasileiro, Centro de Instrução de Guerra na Selva, Departamento Aéreo da SSP, dentre outras instalações externas.

“Nós sabemos que a nossa característica específica da região Norte precisa de um treinamento diferente. Nós temos esse conhecimento ao longo do tempo desenvolvido e nós iremos repassar para essas pessoas que estão entrando na corporação, para que eles deem continuidade à atividade aquática no estado”, pontuou o subcoordenador do curso, Daniel Araújo.

Fotos: Paulo Bahia/CBMAM

Ações emergenciais de atendimento submerso, adaptação ao mergulho em apneia, intoxicação por gases, técnica de salvamento aquático, ações emergenciais de atendimento em acidentes de mergulho e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para mergulhos existentes no Brasil são alguns dos temas das 12 disciplinas abordadas no curso.

Toda a capacitação é realizada com base na Legislação Brasileira para Mergulho Profissional e Recreativo, e na Legislação Internacional de Mergulho. Durante o processo de formação os alunos serão avaliados semanalmente com provas específicas da atividade de mergulho, tendo que obter nota mínima de 7,0 para poder permanecer na formação. Os alunos que não obtiverem êxito serão desligados do curso.

A cadete Jéssica Santos disse que a Soldado Aryell Linz, primeira mulher bombeira a se formar como mergulhadora no Amazonas, serviu de inspiração. “Ela foi uma inspiração porque ela conseguiu e tenho certeza que ela é motriz para que todos nós possamos conquistar esse lugar”, afirmou.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Um dos principais pianistas do Brasil, Fabio Martino se apresenta com a Amazonas Filarmônica em Manaus

12 de novembro de 2025
Amazonas

Samba, voz e violão embalam o Banzeiro Cabôco no Centro Histórico de Manaus

12 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima sanciona leis que ampliam o IPVA Social e o CNH Social no Amazonas

12 de novembro de 2025
Amazonas

‘Amazonas Artes Visuais 2025’ reúne artistas e curadores para discutir os caminhos da arte na Amazônia

12 de novembro de 2025
Amazonas

PMAM capacita efetivo para aplicação de técnicas com foco em mobilidade urbana e proximidade comunitária

12 de novembro de 2025
Amazonas

Ensaio aberto de ‘Cair Para Abel’ convida o público a vivenciar os bastidores da criação teatral

12 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social