Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Esporotricose: Amazonas atualiza cenário da doença em humanos e animais, nesta terça-feira

30 de setembro de 2025
Compartilhar

Informe está disponível no site da FVS-RCP – www.fvs.am.gov.br

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulga, nesta terça-feira (30/09), o informe epidemiológico de esporotricose humana e animal. A doença é uma infecção subcutânea causada por fungos do gênero Sporothrix, presentes no solo, plantas e matéria orgânica em decomposição.

Entre 1º de janeiro e 30 de setembro, foram notificados 1.895 casos de esporotricose humana no Amazonas, dos quais 1.469 confirmados e 225 seguem em investigação. O informe registra um óbito.

Os casos confirmados correspondem a pessoas residentes em Manaus (1.373), Presidente Figueiredo (34), Barcelos (26), Iranduba (9), Maués (6), Manacapuru (5), Itacoatiara (4).

Esporotricose animal

No Amazonas, de 1º de janeiro a 30 de setembro, foram notificados 3.797 casos de esporotricose animal, sendo 3.559 confirmados e 1.875 em tratamento. Foram registradas 1.660 eutanásias/óbitos. A maior quantidade de animais é de gatos (97,4%), seguidos de cães (2,6%). Os animais envolvidos são, em maioria (65,4%), machos.

Grupo técnico

No Amazonas, o enfrentamento da esporotricose conta com um Grupo de Trabalho responsável pelo monitoramento da doença no estado. O grupo é composto por órgãos especializados, entre eles FVS-RCP, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Hospital Alfredo da Matta (FUHAM), Secretaria de Estado de Proteção Animal (SEPET), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM).

Esporotricose

A esporotricose é uma infecção causada por fungos do gênero Sporothrix, encontrados naturalmente no solo, em cascas de árvores e na vegetação em decomposição. Pode afetar humanos, gatos, cães e outros mamíferos.

A transmissão para pessoas ocorre quando o fungo entra em contato com a pele ou mucosas por meio de ferimentos, como os causados por espinhos, lascas de madeira ou palha contaminada. Em casos suspeitos, é essencial procurar atendimento médico imediatamente.

Animais infectados também podem transmitir a doença por arranhaduras, mordeduras, lambeduras, secreções respiratórias e contato com lesões cutâneas ou nas mucosas.

Como prevenção, recomenda-se que cães e gatos não circulem sem supervisão, reduzindo o risco de exposição ao fungo. Na suspeita da doença em pessoas e animais, a orientação é buscar atendimento especializado o quanto antes.

O informe epidemiológico está disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br), com dados sobre esporotricose humana e animal notificados ao órgão. A publicação é atualizada mensalmente, sempre na última terça-feira de cada mês.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Dia do Diretor Escolar: Gestão militar em escolas públicas estaduais norteiam ensino com pilares na disciplina e liderança

12 de novembro de 2025
Amazonas

Policias Civil do Amazonas e do Mato Grosso deflagram Operação Dardanário por fraudes eletrônicas contra idoso

12 de novembro de 2025
Amazonas

Rua do Esporte leva lazer, inclusão e qualidade de vida a bairros de Manaus

12 de novembro de 2025
Amazonas

Primeiro contrato de REDD+ do Amazonas garante proteção ambiental em área no sul do estado

12 de novembro de 2025
Amazonas

Na COP30, governador Wilson Lima defende pauta da moradia em reuniões sobre habitação

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Governo do Amazonas apresenta cases de sucesso de programas que promovem infraestrutura sustentável

11 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social