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Amazonas

Prazo para se inscrever no programa inédito da Fapeam, ‘Aqua CT&I’, encerra dia 13 de outubro

8 de outubro de 2025
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Podem concorrer ao programa, pesquisadores com título de mestre e doutor

FOTO: Divulgação/Fapeam

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), recebe, até às 17h (horário de Manaus), do dia 13 de outubro, propostas para o Programa de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação Aplicada aos Recursos Hídricos e às Mudanças Climáticas Extremas (Aqua CT&I/Fapeam), edital nº 014/2025.

Podem concorrer pesquisadores mestres ou doutores ao edital inédito. O programa tem como objetivo apoiar a criação e aprimoramento de tecnologias que incentivem a pesquisa, tecnologia e inovação aplicada aos recursos hídricos, para prevenção dos impactos da variabilidade climática sobre os sistemas hídricos, com vistas a garantir a conservação e o uso eficiente da água no Amazonas.

Os projetos deverão ser inseridos em uma das linhas temáticas abaixo relacionadas:

· Linha 1 – Monitoramento e Gestão Inteligente de Recursos Hídricos;

· Linha 2 – Tecnologias para Adaptação às Mudanças Climáticas;

· Linha 3 – Qualidade da Água e Tecnologias de Tratamento;

· Linha 4 – Educação, Governança e Cidadania Hídrica.

·

O edital conta com investimentos de R$ 1,3 milhão provenientes do orçamento da Fapeam, oriundos do Tesouro Estadual, para auxílio pesquisa em capital e custeio. O Programa pretende apoiar até 10 propostas, com prazo de vigência de 18 meses.

Confira a chamada pública em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0142025-programa-de-incentivo-a-ciencia-tecnologia-e-inovacao-aplicada-aos-recursos-hidricos-e-as-mudancas-climaticas-extremas-aqua-cti-fapeam/

Submissão

Os interessados devem apresentar propostas em formulário online, por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível em: http://www.fapeam.am.gov.br

Para acessar a plataforma SigFapeam, os pesquisadores devem utilizar login e senha previamente cadastrados. No caso de novos usuários, é necessário realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam.

Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao SigFapeam. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo do edital podem ser obtidos por mensagem eletrônica para o endereço: deap@fapeam.am.gov.br

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
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