Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Socioeducadores da Sejusc auxiliam na reintegração social de adolescentes em conflito com a Lei

4 de outubro de 2025
Compartilhar

No Dia do Agente Socioeducativo, Secretaria reforça a importância dos profissionais na transformação da vida desses jovens

FOTOS: Gabriel Machado/Sejusc

Diariamente, 112 socioeducadores da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc-AM) atuam na garantia de segurança, disciplina e, principalmente, oportunidade aos adolescentes em conflito com a Lei. Neste sábado (04/10), Dia do Agente Socioeducativo, a pasta reforça a importância desses profissionais na construção de novos caminhos para jovens socioeducandos, auxiliando na reintegração social e na transformação de histórias.

A assistente social Vilza Carla é uma das socioeducadoras da secretaria e trabalha no Centro Socioeduvativo de Internação Feminina (CSIF), localizado na zona centro-oeste de Manaus. Ela atua há 10 anos no sistema socioeducativo do Amazonas.

“O papel do socioeducador é de suma importância, porque nós estamos na ponta com esses adolescentes. Acompanhamos esses jovens desde a sua entrada [no sistema] até o desligamento. Considero a nossa missão nobre e especial, pois, além de garantirmos a integridade física e segurança desses adolescentes, nós nos dispomos a cumprir um papel pedagógico dentro do socioeducativo”, ressaltou Vilza.

FOTOS: Gabriel Machado/Sejusc

De acordo com a profissional, a socioeducação nada mais é do que a educação social de pessoas ainda em desenvolvimento, por isso a necessidade de um olhar diferenciado para a internação, a semiliberdade, a liberdade assistida, a reparação de danos ou advertência.

“Hoje, não são mais vistas apenas como punição, mas como uma oportunidade desses adolescentes em conflito com a Lei de transformar as suas vidas através da Educação. Quando isso acontece, é muito gratificante para todos nós”, completou a socioeducadora.

FOTOS: Gabriel Machado/Sejusc

No Amazonas

Os 112 socioeducadores do Estado estão distribuídos entre cinco unidades que acolhem adolescentes em conflito com a Lei. São elas: Unidade de Internação Provisória (UIP) e centros socioeducativos Assistente Social Dagmar Feitoza, Senador Raimundo Parente e de Semiliberdade Masculino, além do próprio CSIF. Destes profissionais, 92 atuam em unidades masculinas e 20 no centro socioeducativo feminino.

Diretora do CSIF, Kelly Cristine trabalhou durante quatro anos como socioeducadora. “O papel do socioeducador dentro do sistema socioeducativo é muito importante, porque esses profissionais convivem mais com os adolescentes. Eles vão conhecendo, a fundo, a história desses jovens, o perfil deles e quais são as potencialidades que a gente pode estar trabalhando”, frisou.

Segundo a diretora, o socioeducador soma à equipe técnica para, juntos, traçarem oportunidades de ressignificação da vida dos adolescentes em conflito com a Lei. “Atuei 4 anos [como socioeducadora] e, ali, aprendi o que é a socioeducação e o que o sistema agrega, positivamente, na vida desses adolescentes. Hoje, não vemos mais a medida como punitiva, mas como oportunidade de transformar a vida desses jovens”.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP30, governador Wilson Lima defende pauta da moradia em reuniões sobre habitação

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Governo do Amazonas apresenta cases de sucesso de programas que promovem infraestrutura sustentável

11 de novembro de 2025
Amazonas

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

11 de novembro de 2025
Amazonas

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Governo do Amazonas lança portfólios, catálogo de pesquisas e inventário de ações sobre mudanças climáticas e biodiversidade

11 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social