Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Espaço do Prosamin+ em Santa Luzia é cedido ao Instituto Diversidade

12 de dezembro de 2023
Compartilhar

A organização social irá oferecer serviços no local nas áreas psicológica, jurídica e social, com foco na população LGBTQIA+

Fotos: Tiago Corrêa / UGPEO Escritório Local (ELO) do Residencial Cajual, no bairro Santa Luzia, zona sul, espaço construído pelo Governo do Amazonas através do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), passa, agora, a ser administrado pelo Instituto Diversidade. Será um novo espaço, para oferta de atendimento psicológico, jurídico e social para a população, em especial para o público LGBTQIA+.  

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que coordena as ações do Prosamin+, repassou o espaço para a administração do Instituto Diversidade, que irá oferecer os serviços. A entidade possui cerca de 20 anos de atuação.  

O novo Prosamin+, implantado pela atual gestão, tem como uma das suas inovações a Política de Gênero e Diversidade, que também é uma das salvaguardas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do programa. “O programa prevê ações de cidadania e proteção à mulher e a outros públicos vulneráveis”, observa Marcellus Campêlo, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), órgão do qual a UGPE faz parte.

O repasse, conforme explica Campêlo, foi feito por meio da assinatura de um termo cessão que vai garantir sustentabilidade ao uso dos espaços construídos pelo Prosamin+, permitindo que esses locais, criados para proporcionar cidadania, permaneçam cumprindo esse papel social. “Já é o segundo espaço repassado através do Prosamin+. O primeiro foi o ELO São Raimundo, entregue para a Prefeitura de Manaus instalar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, destaca. 

A presidente do Instituto Diversidade, Bruna La Close, ressaltou a importância de um espaço para o acolhimento da população LGBTQIA+. Bruna enfatizou que a organização social também presta atendimento ao público em geral. “Trabalhamos com ações sociais e com acompanhamento psicológico, cursos de qualificação profissional e assistência jurídica, assim como a questão dos direitos humanos e a cidadania do público LGBTQIA+ e da população de uma forma geral” disse ela. 

Segundo a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, o gesto também abre espaço para desenvolver um momento de fala, de oportunidade e representatividade. “Tudo isso soma muito com o trabalho que o Prosamin+ já desenvolveu com as populações vulneráveis e que irá continuar com a nova Política de Gênero e Diversidade”, observa. 

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10 de novembro de 2025
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social