Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas discute avanços e mudanças importantes na pesca durante 3ª Assembleia Geral Ordinária da Fepesca

19 de dezembro de 2023
Compartilhar

Reunião abordou financiamento, programas de fomento e propostas de mudança no período do defeso, reunindo representantes de 18 colônias do estado

Foto: Isaac Maia/SeprorO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou da 3ª Assembleia Geral Ordinária da Federação dos Pescadores do Estado do Amazonas (Fepesca). Filiada à Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), a assembleia foi realizada ontem (18/12) e hoje (19/12), para discutir temas importantes para o setor pesqueiro no estado.

Representando o titular da Sepror, Daniel Borges, o secretário executivo de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), Alessandro Cohen, ressaltou a relevância desses encontros para o avanço do setor pesqueiro. “Os pescadores precisam evoluir, precisamos oferecer estudos e planejamentos para que o setor cresça ainda mais no nosso estado”, afirmou o secretário, que aproveitou o evento para prestar contas das principais ações desenvolvidas voltadas ao setor pesqueiro.

O encontro conduzido pelo presidente da Fepesca, Walzenir Falcão, abordou pontos importantes para o setor como: o financiamento oferecido pela Caixa Econômica para pesca e piscicultura, o pagamento do auxílio emergencial, além dos programas de fomento conduzidos pela Sepror e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Outras questões importantes como a inserção dos pescadores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Novo Sistema PesqBrasil e o programa de subvenção da Pesca do Pirarucu também estiveram em pauta.  Durante a assembleia, uma proposta foi apresentada: a mudança do período do defeso na bacia Amazônica, sugerindo a data de 01/10, incorporando duas espécies (jaraqui e curimatã) e retirando a sardinha e o pacu.

A reunião, que contou com representantes de dezoito colônias municipais do Amazonas, teve a participação de instituições como o Departamento de Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros (DPES); Caixa Econômica Federal (CEF/AM); Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

11 de novembro de 2025
Amazonas

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Governo do Amazonas lança portfólios, catálogo de pesquisas e inventário de ações sobre mudanças climáticas e biodiversidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Novembro Azul: SES-AM intensifica cuidados com a saúde do homem

11 de novembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove ação de cidadania voltada aos beneficiários e trabalhadores do Prosai Parintins

11 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social