Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Centro de Documentação e Memória celebra cinco anos preservando a história da Imprensa Oficial e do Diário Oficial do Amazonas

12 de agosto de 2025
Compartilhar

O CDM é o responsável pela organização e gestão dos acervos documentais e bibliográficos do Estado

Foto: Elbe Araújo/IOA

Criado em 12 de agosto de 2020, o Centro de Documentação e Memória (CDM), da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), completa cinco anos de atividades, nesta terça-feira (12/08). O espaço atua atendendo a sociedade amazonense como guardião do patrimônio histórico do Amazonas, oferecendo acesso a documentos públicos e registros oficiais desde 1893 até os dias atuais.

O diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr, destacou a importância do CDM como responsável pela organização e gestão dos acervos documentais do Estado, assegurando a preservação do conhecimento histórico do Amazonas.

“Durante a gestão do governador Wilson Lima, ampliamos a estrutura do centro, garantindo um atendimento mais eficiente à sociedade e reforçando o nosso compromisso com a preservação do conhecimento público”, afirmou.

O patrimônio informacional, gerido pelo CDM com arquivos e documentos contemplam obras raras (261), periódicos (491), enciclopédias (503) e livros gerais (1.143), além do serviço de autenticação em nomeações, exonerações, Leis, decretos e pesquisas históricas.

A gestora do CDM, Glenda Rodrigues, explicou a dinâmica do setor e destacou a procura frequente pelos serviços de autenticação e pesquisas em Diário Oficial do Estado (DOE), tanto por servidores públicos quanto pela sociedade em geral.

Fotos: Elbe Araújo/IOA

“O atendimento é voltado para o público interno e externo, bem como pesquisadores que tenham a necessidade de realizar consultas históricas ou especializadas”, contou a gestora.

O servidor da Polícia Civil, Jairo de Paula Beira Mar, 68 anos, elogiou o atendimento do CDM, e garantiu ter sido recebido com facilidade na autarquia.

“Um atendimento tranquilo, com atendimento muito receptivo pela equipe, facilitando quem busca documentos para compor processos e precisa das cópias de forma rápida e fácil”, ressaltou.

O suporte para pesquisas históricas e demais serviços do CDM é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, de forma on-line, por meio do e-mail cdm@imprensaoficial.am.gov.br ou pelo telefone (92) 2101-7517.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas inicia envio de 60 viaturas para reforçar segurança no interior do estado

13 de agosto de 2025
Amazonas

Exploração e exposição de crianças e adolescentes na internet: PC-AM alerta sobre o crime e orienta a população sobre formas de denúncia

13 de agosto de 2025
Amazonas

Bioeconomia: Ciama realiza Diálogo Participativo em Careiro

13 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319

13 de agosto de 2025
Amazonas

Primeira edição do ‘Banzeiro Cabôco’ leva música regional ao Largo de São Sebastião

13 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas abre matrículas para mulheres nos núcleos fixos do Formando Campeões

13 de agosto de 2025
Influência SocialInfluência Social