Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Obras de gasodutos seguem padrões ISO 9001 e ISO 14001

20 de agosto de 2025
Compartilhar

Esses padrões se somam a outras regulamentações técnicas adotadas pela concessionária

Foto: Divulgação/Cigás

As obras dos gasodutos Norte-Leste e UTE Manaus 01, dois dos maiores projetos de gasoduto urbano do País, seguem avançando rapidamente na capital amazonense. Com 34,8 quilômetros de extensão e investimento de cerca de R$ 160 milhões, os empreendimentos da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) baseiam-se em rigoroso controle de qualidade e segurança.

A concessionária é certificada nas normas NBR ISO 9001-2015 (Gestão da Qualidade) e NBR ISO 14001-2015 (Gestão Ambiental), o que demanda processos mais eficientes na execução das obras, assim como menor impacto ambiental, como a redução na geração de resíduos.

Esses padrões se somam à adoção por parte da Cigás de outras normas e regulamentações técnicas de entidades nacionais – como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – e inclusive, internacionais, como a Society of Mechanical Engineers (Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos – ASME). Com isso, a Companhia garante a conformidade em todas as etapas das obras.

A Cigás atende uma série de anuências e licenças concedidas por órgãos das esferas municipal e estadual, como o Alvará de Construção, emitido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Licença de Instalação emitida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Além disso, para assegurar a segurança de motoristas e população em geral, a Cigás conta com um plano de sinalização das obras, aprovado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

De acordo com o diretor Técnico-Comercial da Companhia, Clovis Correia, as obras da Cigás prezam pela conformidade com todos os instrumentos legais cabíveis, bem como normas e regulamentações técnicas. “É importante ressaltar também que a Companhia realiza contínuo trabalho de interlocução com a comunidade do entorno sobre as etapas, horários e outras informações relevantes das obras”, destaca o diretor.

Esses dois projetos estruturantes representam o mais importante investimento previsto no atual Plano de Negócios (PN) da Companhia referente ao quinquênio 2025 a 2029. Com isso, a Cigás visa expandir o sistema de distribuição para atingir 454 quilômetros de extensão de rede, e alcançar 44 mil usuários até 2029.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Missão do BID destaca avanço das obras do Prosamin+, em Manaus

20 de agosto de 2025
Amazonas

Avanço da Telessaúde no interior é um dos destaques do Relatório Quadrimestral da SES-AM apresentado na Aleam

20 de agosto de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação realiza abertura dos envelopes com propostas da Chamada Pública da agricultura familiar

20 de agosto de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagens de três adolescentes desaparecidos em diferentes locais e datas em Manaus

20 de agosto de 2025
Amazonas

Pesquisa em Saúde: FVS-RCP impulsiona produção científica no Amazonas com a 10ª Jornada do Paic

20 de agosto de 2025
Amazonas

Operação Shamar: PC-AM lança Delegacia Virtual da Mulher durante evento em São Gabriel da Cachoeira

20 de agosto de 2025
Influência SocialInfluência Social