Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Seminário reúne escolas de samba e poder público para preparar Carnaval 2026

22 de setembro de 2025
Compartilhar

A iniciativa do Governo do Amazonas visa fortalecer a relação entre as escolas de samba de Manaus e o poder público

FOTO: Arquivo/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, realiza, amanhã e quarta-feira (23 e 24/09), o Seminário “Carnaval na Floresta 2026”. O evento acontece no auditório do Palacete Provincial, no Centro de Manaus, das 8h às 17h, com o objetivo de fortalecer o Carnaval e promover o planejamento colaborativo da festa do próximo ano.

O seminário busca analisar os desfiles das escolas de samba de 2025 e planejar o Carnaval de 2026, estimulando o diálogo entre o poder público, as agremiações carnavalescas e a sociedade civil. Serão 35 representantes das agremiações participantes, além de diversos órgãos públicos e membros da sociedade civil.

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destacou a importância da iniciativa ressaltando que o Carnaval é uma das maiores expressões culturais do povo e precisa ser pensado de forma coletiva, com a contribuição de todos os segmentos envolvidos.

“Este seminário é um espaço de diálogo e construção conjunta, onde poder público e escolas de samba se unem para planejar um espetáculo ainda mais grandioso, que valorize a criatividade das nossas agremiações, movimente a economia e fortaleça a identidade cultural de Manaus. Queremos que o Carnaval na Floresta 2026 seja uma festa organizada, sustentável e capaz de atrair cada vez mais visitantes, gerando oportunidades e orgulho para os amazonenses”, pontuou o secretário.

Entre os temas abordados estão a elaboração do regimento interno do desfile das escolas de samba, debates sobre economia, turismo, patrocínios, leis de incentivo, segurança, saúde, logística, limpeza urbana e estratégias de divulgação local e nacional.

Durante os dois dias se seminário, os participantes irão construir coletivamente propostas e formar grupos de trabalho divididos por categorias de escolas de samba: especial, acesso A, acesso B e experimental. Serão discutidos regulamentos, critérios de julgamento, enredos, fantasias, alegorias, harmonia, evolução e boas práticas, como gestão de barracões, captação de recursos, inovação e uso de novas mídias.

Ao final, será elaborado um documento oficial com recomendações às agremiações e definida uma comissão de acompanhamento das ações para o Carnaval 2026, garantindo a continuidade do diálogo e da colaboração entre poder público e escolas de samba.

A iniciativa do Governo do Amazonas visa garantir transparência nas responsabilidades de cada órgão envolvido na organização da festa e fortalecer a relação entre as escolas de samba e o poder público.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Missão do BID aponta avanço nas obras do Prosamin+, em Manaus

12 de novembro de 2025
Amazonas

FCecon dá início ao 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

12 de novembro de 2025
Amazonas

Cigás promove o 11° simulado de emergência para aprimorar protocolos de segurança do gás natural

12 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima apresenta novos serviços do Detran-AM e realiza entrega a motofretistas

12 de novembro de 2025
Amazonas

Fepiam projeta novas etapas para valorizar o artesanato indígena, após R$ 130 mil em negócios no Alto Solimões

12 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Governo do Amazonas apresenta Barco Hospital São João XXIII e firma parceria com o Ministério da Saúde

12 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social