Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Em Maraã, Idam apoia a pesca manejada do pirarucu com curso e assistência técnica

22 de setembro de 2025
Compartilhar

Um total de 52 pescadores participaram do ‘Curso de Monitoramento e Boas Práticas de Manipulação do Pescado’

FOTO: Divulgação/Idam

A fim de incentivar o desenvolvimento da pesca manejada do pirarucu, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na comunidade Nova Jerusalém do Acará, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Anamã, em Maraã (a 634 quilômetros de Manaus), o “Curso de Monitoramento e Boas Práticas de Manipulação do Pescado” e entregou a autorização de pesca de pirarucu manejado.

O curso, realizado entre os dias 18 e 19 de setembro, contemplou 52 pescadores manejadores de pirarucu. Conforme a engenheira de pesca Maria José Mendonça de Oliveira, do Idam, a programação abordou temas como o monitoramento da pesca manejada, fichas de monitoramento e utilização destes dados, pesca alternativa e noções de higiene durante manipulação do pescado.

“Durante o curso foi realizada a prática de pré-beneficiamento do pirarucu (lavagem, sangria, evisceração e pesagem). Também foram coletadas informações de tamanho, sexo e estádio gonadal e demonstração de inserção do lacre no pirarucu. Todas as informações foram inseridas na ficha de monitoramento, realizada por um monitor ou monitora em treinamento”, destacou a engenheira.

FOTOS: Divulgação/Idam

A capacitação foi ministrada pela engenheira de pesca, juntamente com o técnico em recursos pesqueiros Eliakim Amorim, do Idam/Tefé, e o técnico em recursos pesqueiros da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema), Ricardo Pinheiro Bonet.

Conforme o gerente da Unidade Local do Idam/Tefé, Armando da Silva Costa, na ocasião foi entregue, ainda, a autorização para a pesca do pirarucu manejado na localidade.

“A autorização, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), contempla uma cota experimental de 160 peixes. A pesca do pirarucu está prevista para o final do mês de outubro, período quando o nível das águas dos rios está mais baixos”, delineou o gerente.

Comunitários

Para o pescador manejador Vones Fernando Cardoso, que é um dos comunitários beneficiados pela visita do Idam, este é um momento de grande felicidade pela importância da atividade rural para a comunidade.

“Ficamos contentes com a realização desse curso pois, daqui a alguns dias, estaremos realizando a nossa primeira pesca do pirarucu manejado e essa capacitação foi de grande importância para todos os envolvidos na atividade do manejo do pirarucu”, declarou o pescador.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Missão do BID aponta avanço nas obras do Prosamin+, em Manaus

12 de novembro de 2025
Amazonas

FCecon dá início ao 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

12 de novembro de 2025
Amazonas

Cigás promove o 11° simulado de emergência para aprimorar protocolos de segurança do gás natural

12 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima apresenta novos serviços do Detran-AM e realiza entrega a motofretistas

12 de novembro de 2025
Amazonas

Fepiam projeta novas etapas para valorizar o artesanato indígena, após R$ 130 mil em negócios no Alto Solimões

12 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Governo do Amazonas apresenta Barco Hospital São João XXIII e firma parceria com o Ministério da Saúde

12 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social