Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas realiza capacitação para implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

28 de outubro de 2025
Compartilhar

Promovida pela UGPE e Sema, a ação faz parte do Prosamin+ e fortalece a gestão integrada dos recursos hídricos no estado

default

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), realiza, na sexta-feira (31/10), a 1ª Capacitação para Implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta (CBH-40). O evento, promovido em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), representa um marco na gestão participativa dos recursos hídricos no estado.

A ação faz parte do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), desenvolvido pelo Governo do Amazonas, através da UGPE. A capacitação acontecerá no Auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no Japiim, zona sul de Manaus, das 8h às 12h. O evento marca o início formal do processo de implantação do CBH-40, reunindo os três segmentos que irão compor o comitê: os usuários do sistema de abastecimento de água da região, poder público e sociedade civil organizada.

O Prosamin+ contempla intervenções de saneamento básico, drenagem urbana, requalificação ambiental e urbanística, reflorestamento, reassentamento habitacional e recuperação de áreas degradadas, na capital.

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta reflete o compromisso do governador Wilson Lima com a sustentabilidade. “Estamos avançando em um modelo de governança que valoriza o diálogo entre o poder público, sociedade e usuários dos recursos hídricos. Essa integração é fundamental para garantir que o desenvolvimento urbano e ambiental caminhem juntos, com sustentabilidade e responsabilidade compartilhada”, ressalta Campêlo.

default

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

O foco da capacitação é aprofundar o entendimento sobre a importância da bacia hidrográfica, seus objetivos e funções, além de esclarecer o papel estratégico do Comitê na gestão integrada e sustentável das águas do Igarapé do Quarenta.

A criação do CBH-40 é resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a UGPE e a Sema, para gestão dos recursos hídricos e do saneamento básico. O acordo prevê investimentos de US$ 500 mil do Prosamin+, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a contrapartida estadual de US$ 74 mil pela Sema, com recursos geridos pela UGPE.

De acordo com o subcoordenador de Projetos Ambientais da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, o aporte tem sido aplicado na contratação de consultoria técnica para implantação do Comitê, na elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta (PBH-40) e no desenvolvimento do Sistema Estadual de Informação sobre Recursos Hídricos e Saneamento Básico. “Essas ações resultarão no processo eleitoral para escolha dos representantes da Câmara Técnica e da plenária do CBH-40”, explica.

default

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Segundo o secretário da Sema, Eduardo Taveira, essa iniciativa representa mais um avanço importante na consolidação da governança hídrica no Amazonas e fortalece o papel da sociedade na gestão dos recursos naturais. “Estamos construindo uma gestão que integra saneamento, meio ambiente e planejamento urbano, garantindo que o uso da água ocorra de forma responsável e equilibrada”, completa.

Comitê

A criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta é realizada em consonância com a Lei Federal nº 9.433/1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, e com a Lei Estadual nº 3.167/2007, que estabelece a Política Estadual de Recursos Hídricos.

O Comitê tem como propósito, fortalecer a gestão participativa dos recursos hídricos da bacia, promovendo o envolvimento direto das comunidades locais. Será um espaço democrático de diálogo e decisão, voltado à mediação de conflitos relacionados ao uso da água, à promoção da governança ambiental e à sustentabilidade hídrica da região.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10 de novembro de 2025
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social