Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Platão Araújo recebe mais de 300 pacientes no primeiro dia de funcionamento do novo pronto atendimento

28 de outubro de 2025
Compartilhar

A unidade passou a adotar o modelo Fast Track, com fluxos específicos para os casos de baixa complexidade e para os pacientes graves

Foto: Jeany Costa/SES-AM e Antonio Lima/Secom

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste, recebeu 309 pacientes nas primeiras 24 horas de funcionamento do novo pronto atendimento. O serviço, implantado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), começou a funcionar na segunda-feira (27/10), em área totalmente reformada para adoção do modelo Fast Track, sistema que organiza os atendimentos conforme o grau de complexidade dos casos, garantindo mais agilidade e eficiência no fluxo de pacientes.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta que o saldo do primeiro dia de funcionamento do novo sistema foi bastante positivo. “O tempo de atendimento dos pacientes de baixa complexidade, no Fast Track, foi de 40 minutos, em média, entre a consulta e a alta. O sistema cumpre, assim, o seu papel, imprimindo agilidade aos atendimentos e, ao mesmo tempo, garantindo a qualidade dos serviços tanto para pacientes de baixo risco como para os de maior gravidade, que seguem fluxos diferenciados”, destacou.

Na avaliação do diretor geral do HPS Platão Araújo, Juliano Botero, o novo modelo demonstrou bom desempenho no primeiro dia. “Identificamos alto fluxo de atendimentos no Fast Track e tudo seguiu dentro da normalidade. Nas salas amarela e laranja, que são os casos urgentes e graves, também não houve nenhum tipo de gargalo”, explicou.

As mudanças e a agilidade no atendimento são percebidas pelos usuários da unidade. A paciente Samara Ribeiro, de 51 anos, que passou pelo pronto atendimento com quadro descontrolado de hipertensão e diabetes, conta que percebeu a diferença desde a hora que chegou. “O atendimento foi bastante rápido e bom. Em 30 minutos estava liberada e me sentindo melhor”, relatou.

Foto: Jeany Costa/SES-AM e Antonio Lima/Secom

Funcionamento

O fluxo do pronto atendimento tem como base o Sistema Manchester de Classificação de Risco, protocolo internacional usado em serviços de urgência e emergência. O sistema é adotado para priorizar o atendimento médico com base na gravidade do quadro clínico dos pacientes.

Os pacientes que chegam à unidade, o primeiro passo é pegar a senha no totem de entrada. Em seguida são chamados na recepção para realizar o cadastro. A etapa seguinte é a triagem. Nessa fase o paciente é classificado conforme o histórico e gravidade dos sintomas. Os casos de baixa complexidade recebem pulseira azul ou verde e aguardam o atendimento no Fast Track, onde o médico avalia os sintomas e encaminhá-lo para medicação ou realização de procedimento complementar.

E os pacientes classificados na triagem com as cores laranja (grave) e amarela (urgente) seguem para os espaços correspondentes. O médico avalia e orienta a conduta clínica a ser adotada, como realização de exames para diagnóstico e medicação. Na sala amarela o tempo médio de permanência dos pacientes é de até 8 horas, até a decisão clínica de pegar alta, ser internado, fazer cirurgia ou outro procedimento. Na laranja, é de até 24 horas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10 de novembro de 2025
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social