Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

EE Roderick Castelo Branco promove um mês de atividades voltadas ao desenvolvimento das ciências

30 de outubro de 2025
Compartilhar

Iniciado no dia 7 de outubro, Simpósio Científico entra na reta final após envolver alunos em projetos de pesquisas, visitas técnicas, palestras e minicursos

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Escola Estadual Roderick Castelo Branco, localizada no bairro São José Operário, zona leste de Manaus, realizou, durante todo o mês de outubro, ações voltadas para o 2º Simpósio Científico da unidade de ensino. Envolvendo estudantes da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, os trabalhos iniciaram no dia 7 de outubro e agora entram na reta final, encerrando as atividades no dia 6 de novembro.

Com o tema “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: Progresso é Ciência no Amazonas”, o simpósio tem como objetivo valorizar pesquisas e ações desenvolvidas por estudantes e professores que utilizam a ciência como instrumento de transformação social.

Apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (Pop Ct&I), os estudantes abordaram durante a atividade o eixo temático “Ciência que transforma realidades locais”, com cerca de 700 a 1 mil participantes ao longo de todo o mês.

A diretora da EE Roderick Castelo Branco, Roseane Mendonça, explicou que o simpósio oferece as ferramentas e conhecimentos sobre a pesquisa científica e a ciência como um todo. E destacou que os verdadeiros protagonistas são os estudantes que colocaram em prática tudo aquilo que eles aprenderam durante o mês.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Cada turma trouxe o seu projeto dentro das Ciências da Natureza, Ciências Humanas. Aquilo que o aluno tem para oferecer, que ele estudou, pesquisou e elaborou para acontecer”, explicou a diretora.

Idealizado pelo professor Cássio Oliveira, o simpósio contou com palestras sobre manejo florestal, a ciência nos meteoritos, visitas técnicas à estação de tratamento de água e esgoto do Amazonas, ao Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e minicursos com apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos.

Ciência na prática

Os estudantes da EE Roderick participaram de atividades como palestras durante todo o mês. No dia 29 de outubro ocorreram visitas técnicas. Nesta quinta-feira (30/10), eles participaram de um minicurso de produção de sabão a partir de óleo vegetal usado e sobre uso e manuseio de microscópios óticos. Tudo voltado para levar a ciência aos alunos, como afirmou a professora de biologia e vice-coordenadora do projeto, Vilany Carneiro.

“Nós parabenizamos o projeto por conta dessa ponte, dessa importância que a pesquisa tem, não só dentro das universidades. Trazer a universidade e suas pesquisas para a escola do Ensino Médio é um ganho fenomenal, principalmente, porque a nossa escola tem um lema muito importante: Todos na universidade”, completou a professora.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Uma das alunas participantes foi a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Elize Brito, 18 anos. Com o sonho de cursar Química na universidade, a aluna explicou que seu projeto, envolvendo o desenvolvimento de placas solares com materiais de baixo custo, permitiu seu contato com essa área.

“Eu acredito que não são todos os alunos que têm a oportunidade de estar fazendo parte desse projeto. Então, que isso chegue a outras pessoas, que a gente explique e elas aprendam sobre isso, sintam vontade e se interessem pela Química, Física, entre outros ramos de Exatas”, disse a aluna.

Parceria nacional

O grande destaque do Simpósio foi a visita nacional das pesquisadoras Amanda Tosi, Diana Andrade e Maria Elizabeth Zucolotto, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no dia 23 de outubro.

Com o projeto “Meteoríticas pé na estrada”, as pesquisadoras levaram uma exposição de meteoritos para a unidade de ensino e apresentaram toda a geologia por trás dessas rochas espaciais.

“Nesse projeto a gente tenta desmistificar que a ciência é difícil, tocando nos meteoritos, que é uma parte da ciência eles conseguem vê-la, de forma prática. Então ver uma amplitude, uma área vasta dentro da ciência e estimular as crianças que eles podem ser cientistas no futuro”, explicou a pesquisadora Amanda Tosi.

A atividade se encerra no dia 6 de novembro com a visita dos estudantes ao Museu da Amazônia (Musa).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10 de novembro de 2025
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social