Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Alunas da rede pública estadual de ensino participam de formação em Mídias Digitais e Ciência de Dados

3 de novembro de 2025
Compartilhar

Projeto Seiva.dados trabalha o protagonismo feminino nas áreas de tecnologia e artes digitais entre estudantes do ensino médio

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas vão experimentar, desta segunda-feira (3/11) até a quinta-feira (6/11), uma imersão na área da análise de dados. A iniciativa Seiva.dados, realizada pelo Instituto de Ciências Periféricas (ICP) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, foi idealizada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), e tem como objetivo o desenvolvimento de competências em Mídias Digitais e Ciência de Dados entre estudantes do ensino médio, contribuindo para uma educação inovadora, com equidade e protagonismo feminino jovem.

Participarão da formação estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio das Escolas Estaduais (EE) Nathália Uchôa, localizada no Japiim, EE Jairo da Silva Rocha, localizada no bairro São José, EE Manuel Rodrigues de Souza, localizada no bairro Armando Mendes, EE Ruy Alencar e EE Roberto dos Santos Vieira, localizadas no bairro Nova Cidade.

São mais de mil alunas da rede estadual integrando uma nova geração de meninas preparadas para liderar a transformação social a partir de suas realidades. Além disso, os professores também participarão de um curso de Inovação Pedagógica pela Geração Cidadã de Dados.

“As estudantes vão sair capacitadas para atuar no mundo das tecnologias e dos projetos midiáticos envolvendo as questões das comunidades e como solucioná-los. É muito importante para os estudantes da rede pública estadual terem esse conhecimento sobre desenvolvimento de projetos midiáticos que solucionem problemas que envolvem a própria comunidade”, destacou a assessora pedagógica do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe), da Secretaria de Educação, Rita Pereira.

Durante a formação, as alunas vão fazer parte da criação de um mapeamento de problemas locais por meio de cartografia social, com o objetivo de encontrar, nas ciência de dados e saberes técnicos identificadas nos territórios, um meio de mitigar essas problemáticas. A ideia é contribuir para que as estudantes apresentem interesse por carreiras profissionais em áreas relacionadas à Ciência de Dados e às Artes Digitais.

Para isso, serão realizadas oficinas de ideação e criação; oficinas sobre produção, análise e visualização de dados; oficinas sobre produção midiática local; visitas a espaços de manutenção e construção de saberes e técnicas (como museus, fábricas, parques); além de mentorias sobre aprendizagem baseada em problemas e delineamento de projetos. As atividades serão realizadas em encontros presenciais e conteúdos assíncronos.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10 de novembro de 2025
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social