Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FCecon dá início ao 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

12 de novembro de 2025
Compartilhar

O evento multidisciplinar reúne 700 profissionais da Saúde que prestam assistência aos pacientes

Foto:  Luís Mansueto/FCecon

Com mais de 700 inscritos e 190 palestras previstas, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), deu início, nesta quarta-feira (12/11), ao 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia. O evento prossegue até sexta-feira (14/11), no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping.

Emocionada, a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon e presidente do congresso, Kátia Luz Torres, ressaltou a grandiosidade do evento e agradeceu a todos os voluntários, colaboradores, apoiadores e financiadores. Segundo ela, o evento reúne 147 palestrantes e debatedores e quatro palestras internacionais. Foram 217 trabalhos científicos submetidos, além de 104 pesquisadores e professores que atuaram nas etapas de seleção e avaliações presenciais.

“Contamos com um exército da ciência colaborativa para chegarmos aos números e aos resultados apresentados. Foi um esforço coletivo para organizar a programação científica com características multiprofissionais e temais atuais. Temos a certeza de que o congresso deixará marcas positivas nos estudantes, pesquisadores e professores presentes”, destacou.

Torres explicou que o tema do congresso – “Tecnologia e Inteligência Artificial: criando sustentabilidade e equidade na Oncologia” – é desafiador e provocador. “A tecnologia tem redefinido a forma como cuidamos, pesquisamos e tratamos o câncer. Porém, é nosso dever fazer com que essas inovações cheguem a todos. Por isso, é papel do congresso conectar a ciência, a humanidade e o propósito”, apontou.

Foto: Dreyceane Soares /FCecon

Apoio

Kátia Tôrres também agradeceu o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) nas oito edições do congresso, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e todas as instituições envolvidas por reconhecerem a importância do evento na integração e no fortalecimento da ciência na Amazônia.

Marco na oncologia

De acordo com a diretora técnica da FCecon, Hilka Flávia Espírito Santo, o Congresso Pan-Amazônico faz parte do calendário institucional, sendo considerado um marco na oncologia do hospital. “Trata-se de um evento multidisciplinar, que apresenta a realidade vivenciada pelos profissionais de saúde – enfermeiros, médicos, farmacêuticos, nutricionistas, dentre tantos outros – que trabalham na assistência ao paciente na unidade hospitalar”, frisou.

Segundo Espírito Santo, o conhecimento produzido durante o Pan-Amazônico contribui para mudar processos institucionais, identificar os pontos que precisam ser melhorados e apontar caminhos para a oncologia na Amazônia. Ela citou como exemplo os jovens pesquisadores que iniciam no Paic/FCecon e permanecem no hospital, depois como mestres, doutores e pesquisadores.

Foto: Dreyceane Soares /FCecon

Formação qualificada

Representando a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, o diretor técnico-científico, Hedinaldo Narciso Lima, ressaltou que o Pan-Amazônico está inserido dentro da missão institucional, que é contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para o Amazonas. Segundo ele, a maioria dos profissionais formados fica na região amazônica e contribui para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento da ciência e da tecnologia.

Lima também destacou o trabalho da agência de fomento, o qual perpassa por programas como o Ciência na Escola (PCE) – apoio aos alunos do ensino médio; o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), desenvolvido em várias instituições de ensino superior; até chegar ao mestrado e doutorado.

“Essas ações demonstram o apoio do Governo do Estado aos que desejam construir uma carreira científica. A Fapeam está presente em todo o trajeto de ensino científico, formação e qualificação de recursos humanos”, destacou Lima.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Missão do BID aponta avanço nas obras do Prosamin+, em Manaus

12 de novembro de 2025
Amazonas

Cigás promove o 11° simulado de emergência para aprimorar protocolos de segurança do gás natural

12 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima apresenta novos serviços do Detran-AM e realiza entrega a motofretistas

12 de novembro de 2025
Amazonas

Fepiam projeta novas etapas para valorizar o artesanato indígena, após R$ 130 mil em negócios no Alto Solimões

12 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Governo do Amazonas apresenta Barco Hospital São João XXIII e firma parceria com o Ministério da Saúde

12 de novembro de 2025
Amazonas

Renda extra: Centro de Convivência realiza oficina de confecção de guirlandas com materiais recicláveis

12 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social