Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Embarcação premiada do Ipem-AM integra ações do Inmetro na COP-30

13 de novembro de 2025
Compartilhar

Reconhecido internacionalmente pela OIML, o projeto fluvial amazonense reforça o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e a infraestrutura da qualidade

Fotos: Alexandre Vieira, Lucas Monteiro, Divulgação/Inmetro

A embarcação fluvial do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reconhecida internacionalmente com o Prêmio CEEMS, concedido pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), ganha destaque na COP-30 ao integrar as ações do Inmetro, em Belém, no Pará.

“Esse reconhecimento internacional mostra que o trabalho feito na Amazônia tem impacto global. A embarcação simboliza o compromisso do Ipem-AM e do Inmetro em garantir qualidade e segurança para todos, inclusive nas regiões mais distantes”, afirmou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.

Estrutura pioneira na América Latina

Premiada na Alemanha, a Unidade Básica Fluvial de Fiscalização é a primeira embarcação da América Latina equipada com laboratórios de metrologia legal, metrologia da saúde e avaliação da conformidade. O Prêmio CEEMS (Countries and Economies with Emerging Metrology Systems) é um reconhecimento global a países e instituições que desenvolvem soluções inovadoras para fortalecer seus sistemas de metrologia.

O projeto do Ipem-AM foi destaque por levar, de forma pioneira, serviços de verificação, calibração e certificação a comunidades ribeirinhas e municípios isolados da Amazônia — conectando ciência, cidadania e sustentabilidade por meio de uma infraestrutura da qualidade sobre as águas. A embarcação premiada foi inaugurada em 2013, e uma segunda unidade entrou em operação em 2021, ampliando o alcance das ações metrológicas pelo interior do estado.

“Nosso trabalho une tecnologia, logística e sensibilidade social. É uma forma de mostrar que a Amazônia produz soluções inovadoras para o mundo, com base científica e foco na qualidade”, completou Renato Marinho.

Durante a COP-30, a embarcação do Ipem-AM estará a serviço das ações institucionais do Inmetro, funcionando como espaço de demonstração tecnológica sustentável e apresentando ao público soluções inovadoras que reforçam a contribuição da metrologia brasileira para o desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas.

Fotos: Alexandre Vieira, Lucas Monteiro, Divulgação/Inmetro

Inmetro como agente de inovação

Essas iniciativas reforçam o papel do Inmetro como agente de inovação e de promoção da infraestrutura da qualidade voltada para a economia verde, conectando ciência, tecnologia e responsabilidade ambiental em um mesmo espaço de troca e aprendizado.

O presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, destacou que a presença da embarcação amazonense na COP-30 demonstra a força da metrologia brasileira como instrumento de sustentabilidade.

“O Ipem-AM representa, na prática, o que chamamos de infraestrutura da qualidade a serviço da sociedade. Ao levar medições, verificações e certificações até comunidades ribeirinhas, o instituto concretiza o propósito do Inmetro: construir confiança e promover sustentabilidade”, afirmou o presidente do Inmetro.

Visitação agendada

A visitação, aberta de 10 a 17 de novembro, no Terminal Hidroviário de Belém, tem transfer disponível da Blue Zone ao Porto Futuro 2. As visitas à embarcação podem ser agendadas pelo e-mail caint@inmetro.gov.br, mediante informação da data e do horário desejados. O Instituto também apresenta, durante o evento, ações de regulamentação da eletromobilidade no Brasil.

Fotos: Alexandre Vieira, Lucas Monteiro, Divulgação/Inmetro

Legendas: 1. A visitação está aberta até 17 de novembro, no Terminal Hidroviário de Belém, com transfer disponível da Blue Zone ao Porto Futuro 2.

Durante a COP-30, a embarcação está a serviço das ações institucionais do Inmetro, apresentando soluções inovadoras que reforçam o desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas.

Equipe de fiscalização itinerante na unidade fluvial, com estrutura técnica que abrange metrologia legal, científica e de produtos.

A embarcação fluvial do Ipem-AM, reconhecida internacionalmente com o Prêmio CEEMS, ganhou destaque na COP-30 ao integrar as ações do Inmetro, em Belém.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição aos donos de 586 celulares resgatados

13 de novembro de 2025
Amazonas

Profissionais de Enfermagem Oncológica debatem o uso de novas tecnologias na assistência ao paciente

13 de novembro de 2025
Amazonas

Sejusc realiza ação itinerante como preparação para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

13 de novembro de 2025
Amazonas

Amazonas Filarmônica promove ensaio sensorial com alunos surdos no Teatro Amazonas

13 de novembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas apoia evento científico sobre Neurodidática em Presidente Figueiredo

13 de novembro de 2025
Amazonas

Agilidade no diagnóstico: HPS Platão Araújo efetuou mais de 192 mil exames nos últimos quatro meses

13 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social