Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Avanços na Saúde: HPS 28 de Agosto abre nova sala de hemodiálise

25 de outubro de 2025
Compartilhar

Espaço melhora fluxos internos e proporciona mais conforto e agilidade no atendimento de pacientes renais crônicos

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade que integra o Complexo Hospitalar Sul (CHS), ganhou uma nova sala de hemodiálise. O espaço, dedicado ao tratamento de pacientes renais crônicos internados ou que fazem o procedimento na unidade, representa mais um avanço na transformação que o Governo do Amazonas vem fazendo no complexo hospitalar, também integrado pelo Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL).

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a nova sala de hemodiálise integra o projeto de modernização do CHS, que também implantou um novo pronto atendimento inovador, com Fast Track, sistema que agiliza atendimentos, reduz o tempo de espera e permanência de pacientes de baixa gravidade.

O complexo hospitalar também ganhou novo serviço de Ressonância Magnética 24 horas, teve uma Unidade de Internação completamente reformada no quinto andar e está reformando outra no quarto andar. “Não é uma obra isolada. Estamos fazendo por partes, porque o hospital não pode parar e para interferir o mínimo possível na rotina dos pacientes”, afirmou a secretária Nayara Maksoud.

Com investimento de R$ 238 mil, a nova sala de hemodiálise está instalada no térreo, dentro do pronto-socorro, próximo ao Fast Track, o que traz ganhos importantes para o paciente e para as equipes, como destaca o médico nefrologista e responsável técnico pelo setor, Rodrigo Xavier Moreira. “A sala é mais ampla, permitindo maior agilidade. É muito mais fácil locomover um paciente grave daqui, para a sala vermelha”, reforça o especialista.

O perfil de atendimento da unidade justifica a prioridade dada ao serviço de diálise, como explica o diretor técnico do CHS, Roberto Zonta. “O HPS 28 de Agosto tem um perfil de alta complexidade e é uma referência fundamental no tratamento de intercorrências renais agudas e crônicas. A nova sala de diálise materializa o olhar estratégico do Complexo Hospitalar Sul para essa demanda”, ressalta.

Atualmente, cerca de 80 pacientes utilizam o serviço de diálise do HPS, entre internados e os que fazem sessões na unidade. A nova sala está equipada com seis máquinas, contando com dois leitos e quatro cadeiras, e realiza entre 20 e 30 sessões todos os dias. Uma sessão para pacientes crônicos dura de três horas e meia a quatro horas, enquanto para pacientes internados mais graves pode durar de quatro a 12 horas, dependendo da necessidade.

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM

Paciente renal, o socorrista Leonardo Tavares faz hemodiálise toda semana e comemorou a abertura do novo espaço. “Camas novas, material novo e ambiente agradável. Muito bom, estão de parabéns o hospital e o governador”, declarou.

As obras incluíram a readequação de espaços, substituição de piso, forro, pintura, elétrica, das redes de água e esgoto, com pontos dedicados para a interligação das máquinas de osmose reversa e dos sistemas de tratamento de água, além da ampliação da rede de gases medicinais.

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM

Modernização

O CHS avança no processo de modernização com outras frentes de obras, como a Policlínica e Hospital Dia. O novo espaço, com quase 300 metros quadrados, vai receber inicialmente pacientes egressos, aqueles que já passaram por atendimento hospitalar e retornam para acompanhamento, consultas ou pequenos procedimentos.

A unidade terá capacidade para 80 atendimentos por dia e contará com consultórios multiprofissionais, sala de Raio-X, espaço para observação e plena acessibilidade. O objetivo é oferecer continuidade ao cuidado, evitando internações repetidas e reduzindo custos para o sistema de saúde.

Com previsão de entrega para a segunda quinzena de novembro, as obras da Unidade de Internação do 4º andar do HPS 28 de Agosto também estão avançadas. O novo layout segue o padrão do 5º andar, já entregue, e vai disponibilizar 83 leitos distribuídos em 12 enfermarias e três salas de isolamento.

A modernização inclui substituição das redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais, instalação de novos pisos, iluminação e revitalização de postos médicos, farmácia satélite, copa e áreas de apoio.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10 de novembro de 2025
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social