Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente já realizou mais de 180 atendimentos em dez dias

1 de novembro de 2025
Compartilhar

O Centro é o nono do país a ser inaugurado, sendo o primeiro de gestão estadual

Fotos: Ygson França/Sejusc e Arquivo/Secom

Fotos: Ygson França/Sejusc e Arquivo/Secom

Durante os dez primeiros dias de operação, após a inauguração, o Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do Estado do Amazonas (Ciaca) já realizou mais de 180 atendimentos, entre Boletim de Ocorrência, flagrantes, assistência e exames médicos e serviços jurídicos, realizados pela equipe multiprofissional do Ciaca. O espaço é gerido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O governador Wilson Lima destacou que o Centro é uma iniciativa pioneira que reforça o compromisso do Estado com a proteção integral da infância e adolescência.

“Esse espaço é uma ferramenta fundamental que integra, em um só lugar, os serviços necessários para garantir a proteção das nossas crianças e adolescentes. O centro fortalece a rede de proteção e é um exemplo de como o Governo do Amazonas vem trabalhando de forma integrada, com vários órgãos, para cuidar de quem mais precisa”, afirma o governador.

Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, o espaço representa um avanço para a rede de proteção desse público e se dedica a executar um atendimento humanizado e qualificado.

“Nesses primeiros dez dias, o Ciaca tem sido fundamental no acolhimento de crianças e adolescentes sobreviventes de violência, porque foi um espaço pensado e elaborado para receber e prestar todo o apoio necessário, desde o depoimento, a realização de exames, assistência médica, alimentação e alojamento, caso seja necessário. A Sejusc tem sua equipe atuando na escuta qualificada, através do atendimento psicológico, cuidando para que cada caso seja encaminhado da melhor forma possível”, pontua a secretária.

Jussara relata que o Centro tem duas Salas Anjos com equipamento para gravação de depoimentos, além de profissionais qualificados para ouvir e extrair, da melhor forma possível, detalhes para o prosseguimento de investigações, utilizando recursos pedagógicos e lúdicos.

Fotos: Ygson França/Sejusc e Arquivo/Secom

Dos atendimentos realizados do Ciaca, 130 são de Boletins de Ocorrência e seis de flagrantes, registrados na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). Além de 33 exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) e 15 atendimentos pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

A titular da Depca, Mayara Magna, reforça a importância do Centro, uma vez que reúne o serviço de diferentes órgãos necessários para o cuidado, escuta qualificada e investigação de crimes. “É uma vitória para toda a sociedade ter o Ciaca, porque quando a vítima chega, já tem um atendimento prévio mais humanizado, porque a gente sabe que as crianças e adolescentes são seres em vulnerabilidade, não é qualquer pessoa que pode falar com eles. Então temos uma maneira de falar mais assertiva e humanizada. E dependendo do caso, já temos a Defensoria, IML, todos aqui para agilizar e acolher da melhor forma”, ressalta.

Por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica, atuam no Ciaca os seguintes órgãos estaduais: Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10 de novembro de 2025
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social