Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Com a chegada das chuvas, FVS-RCP reforça medidas contra arboviroses

29 de outubro de 2025
Compartilhar

Vigilância orienta população e municípios sobre prevenção durante o período chuvoso

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Na região amazônica, as arboviroses como dengue, zika e chikungunya ocorrem durante todo o ano. Mas, com a chegada do período chuvoso, há maior propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. Diante desse cenário, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) orienta a população a eliminar qualquer acúmulo de água parada, que serve de criadouro para o vetor.

No Amazonas, a FVS-RCP, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) e da Gerência de Arboviroses (Garbo), realiza o monitoramento e oferece suporte técnico aos 62 municípios do estado no enfrentamento das arboviroses, especialmente da dengue, que apresenta maior incidência na região.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o período chuvoso, típico desta época do ano, requer atenção constante. “As chuvas são parte do nosso clima, mas a prevenção é uma responsabilidade compartilhada. Nenhum agente de saúde consegue eliminar sozinho todos os criadouros do mosquito. É essencial que cada pessoa faça a sua parte para manter o ambiente livre do Aedes aegypti”, reforça.

O responsável pelo DVA da FVS-RCP, Elder Figueira, ressalta a importância da vistoria frequente. “Entre os principais locais onde o mosquito pode se multiplicar estão caixas d’água destampadas, vasos de plantas, calhas entupidas e o acúmulo de lixo tanto em residências quanto em ambientes de trabalho. Por isso, é fundamental que cada morador realize, pelo menos uma vez por semana, uma vistoria cuidadosa em sua casa ou local de trabalho”, orienta.

Dez minutos por semana podem evitar a dengue

Após cada chuva, é essencial que os moradores verifiquem suas casas e quintais para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A prevenção depende de atitudes simples que fazem grande diferença no dia a dia: manter recipientes bem tampados, descartar corretamente o lixo e evitar qualquer acúmulo de água parada.

Entre as principais medidas incluem eliminar a água de recipientes como pneus, vasos de plantas, bebedouros de animais, garrafas, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.

A FVS-RCP orienta que cada morador adote um checklist semanal — que leva apenas 10 minutos — para identificar e eliminar possíveis criadouros.

A Fundação reforça ainda que os sintomas de arboviroses como a dengue incluem febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, náusea e manchas vermelhas na pele. Em caso de suspeita, é indispensável procurar o serviço de saúde e evitar a automedicação para não complicar o quadro.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10 de novembro de 2025
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social