Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Departamento de Operações Aéreas da SSP-AM realiza resgate aeromédico de idosa e criança

18 de outubro de 2025
Compartilhar

O resgate aconteceu nas comunidades Lindo Amanhecer e Jatuarana

Fotos: Victor Levy/SSP-AM

O Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) realizou, no final da tarde de sexta-feira (17/10), o resgate aeromédico de duas pessoas. Entre as vítimas estão uma criança de nove anos com insuficiência respiratória e uma idosa de 76 anos que sofreu uma fratura no quadril. As ocorrências foram registradas nas comunidades Lindo Amanhecer e Jatuarana, em Manaus.

O coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, informou que, nas duas ações, a equipe foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para realizar os procedimentos aeromédicos.

Na primeira ocorrência, registrada na comunidade Jatuarana, a idosa de 76 anos recebeu atendimento aeromédico após fraturar o quadril. Ela foi encaminhada direto para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, devido ao seu estado crítico. O Coordenador do Dioa, explicou que o resgate exigiu logística complexa devido à localização da paciente.

“A equipe do Samu ainda teve que pegar um barco para poder chegar até onde ela se encontrava, que era um local inacessível até para o helicóptero. Então, pousamos na comunidade, e de lá a equipe médica pegou um barco, resgatou essa senhora, estabilizou a paciente e, por conta da gravidade, nós a levamos diretamente para o Hospital João Lúcio” finalizou o delegado.

Foto: Victor Levy/SSP-AM

No segundo resgate, que ocorreu na comunidade Lindo Amanhecer, um menino de nove anos recebeu o atendimento aeromédico após apresentar uma crise de insuficiência respiratória grave.

O delegado Rafael Montenegro, destacou que a equipe de resgate teve auxílio dos médicos intervencionistas do Samu. Além disso, ele informou que o percurso que por via fluvial levaria cerca de 6 horas foi realizado em apenas 22 minutos.

“O quadro da criança era realmente crítico, mas, com todo o cuidado e zelo da equipe do Samu, conseguimos estabilizar a criança. Trouxemos para a base do Dioa, onde já se encontra na ambulância e será direcionada para uma unidade hospitalar”, concluiu a autoridade policial.

Procedimentos

Fotos: Victor Levy/SSP-AM

Após a chegada à sede do Departamento Integrado de Operações Aéreas, a criança acompanhada da mãe foram acolhidas pelo Samu e encaminhadas ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, no bairro São José.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

11 de novembro de 2025
Amazonas

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

11 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Governo do Amazonas lança portfólios, catálogo de pesquisas e inventário de ações sobre mudanças climáticas e biodiversidade

11 de novembro de 2025
Amazonas

Novembro Azul: SES-AM intensifica cuidados com a saúde do homem

11 de novembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove ação de cidadania voltada aos beneficiários e trabalhadores do Prosai Parintins

11 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social