Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Escolas da rede estadual de ensino recebem laboratório móvel de ciência

7 de agosto de 2025
Compartilhar

Projeto contempla 100 escolas na capital ofertando recursos de um laboratório convencional de maneira prática

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), lançou, na tarde desta quinta-feira (07/08), o projeto “Laboratório Móvel – Caminhos da Ciência”, que tem como objetivo equipar escolas da rede estadual de ensino com recursos de um laboratório convencional, de maneira prática, funcional e imediata. Ao todo, cem escolas da capital foram contempladas e receberão o laboratório a partir da próxima segunda-feira (11/08).

O lançamento contou com a presença de representantes das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), coordenadores de projetos e diretores escolares.

Apoiando a aprendizagem científica e consolidando habilidades na área da experimentação, o laboratório móvel conta com componentes que ficam montados em um carrinho com rodas, possibilitando que o equipamento seja transportado de sala em sala, oferecendo ao professor mais praticidade no desenvolvimento das aulas práticas experimentais.

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A secretária de estado de Educação, Arlete Mendonça, destacou o trabalho que a secretaria tem feito para aprimorar as práticas pedagógicas nas escolas estaduais.

“Não podemos falar de educação, se nós não falarmos de pedagógico. A verdade é que toda a atividade que fazemos dentro da Secretaria de Educação é considerada atividade-meio, e a finalística é o pedagógico, é o que de fato acontece nas nossas escolas, a transformação diária na vida dos estudantes”, destacou Arlete Mendonça.

A iniciativa fortalece a aprendizagem prática, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais. Além disso, a inserção dessas tecnologias está em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que reconhecem a importância da integração de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem.

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“É um momento muito marcante porque nós sabemos o impacto desse laboratório na vida dos nossos alunos, viver a aprendizagem através de experimentos, é realmente gravar essa aprendizagem na vida de cada um deles. Então é um momento de muita alegria para todos nós estar entregando esse material que, quem sabe, vai despertar grandes pesquisadores no futuro”, destacou a diretora do Deppe, Jane Bete Nunes.

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Ciência na prática

Entre os dias 11 e 28 de agosto, 100 escolas da rede estadual de ensino receberão uma unidade de laboratório móvel cada, que acompanhará todo o material necessário para a realização de práticas experimentais, bem como uma equipe orientadora para explicar os procedimentos a serem seguidos. Cada escola terá acesso, também, ao guia “Documento orientador”, que contará com orientações escritas, garantindo que as informações de utilização dos laboratórios móveis sejam claras.

Durante o evento de lançamento, o grupo “Ciência em show”, composto pelos físicos Gerson Santos e Daniel Ângelo, e pela educadora Ana Ralston, realizou um show de experimentos científicos, dando exemplo do trabalho que poderá ser desenvolvido nas salas de aula com o kit presente no laboratório móvel.

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O diretor da Escola Estadual (EE) Tiradentes, Rodrigo Sales, participou de um experimento realizado no palco e destacou que a dinâmica, se repetida em sala de aula, vai atrair ainda mais a atenção dos estudantes.

“É uma excelente proposta porque a gente consegue disseminar a ciência para todos os alunos. Isso facilita as salas de aula, facilita a dinâmica de ensino-aprendizagem, e eu gostaria até de parabenizar todos que estão envolvidos nessa proposta do laboratório móvel”, disse.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Subvenção Econômica do Pirarucu: prazo para credenciamento no edital encerra nesta sexta-feira

14 de agosto de 2025
Amazonas

Fiscalização do Ipaam resulta em apreensão de madeira extraída ilegalmente, em Manacapuru

14 de agosto de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação inicia ciclo de Diálogos Itinerantes sobre Educação em Direitos Humanos

14 de agosto de 2025
Amazonas

Pré-Vest UEA realiza 3º Aulão Interativo com foco em História, Física, Literatura e Filosofia

14 de agosto de 2025
Amazonas

Arsepam realiza campanha Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento com solicitação do Passe Legal e da CIPTEA para transporte intermunicipal

14 de agosto de 2025
Amazonas

Olimpíada de Educação Financeira está com inscrições abertas até setembro

14 de agosto de 2025
Influência SocialInfluência Social