Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Espetáculo ‘Amassunu’ encanta plateia no Teatro Amazonas durante a Série Encontro das Águas

23 de julho de 2025
Compartilhar

Produção reúne Orquestra de Câmara do Amazonas, artistas independentes e grupo indígena em diálogo musical inédito

Foto: Divulgação

O Teatro Amazonas recebeu, na terça-feira (22/07), a abertura do espetáculo “Amassunu”, termo que, em línguas indígenas, pode ser traduzido como “ruído das águas”. A montagem integra a 11ª edição da Série Encontro das Águas, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa promove, há mais de uma década, encontros entre a música de concerto e a produção musical contemporânea da região.

Com curadoria de Agenor Vasconcelos, o espetáculo propõe um mergulho nas sonoridades amazônicas por meio do diálogo entre a Orquestra de Câmara do Amazonas e artistas independentes de Manaus. O resultado é uma travessia musical inédita, que mistura composições autorais, ritmos tradicionais e arranjos eruditos, sob regência do maestro Marcelo de Jesus.

Para Marcelo, que assina a direção musical, “Amassunu” é um projeto especial dentro da série. “Essa é a segunda edição do Amassunu, mas agora conseguimos a identidade que queríamos: reunir a nova geração de compositores amazonenses com a Orquestra de Câmara. É um espetáculo muito chique, sabe? Daqueles que você pensa: isso só pode ser feito no Amazonas”, afirmou.

A Orquestra transita entre repertórios do barroco ao regional e divide o palco com nomes como Dudu Brasil, Gabi Farias, Dan Stump, Anne Jezini, Agenor Vasconcelos, Banda MOÃ e o Grupo Indígena Bayaroá, presença considerada essencial por Marcelo.

Fotos: Divulgação

O espetáculo também é construído a partir da colaboração entre artistas locais, como explica o curador Agenor Vasconcelos. “A ideia do Amassunu é tecer conexões entre a música independente, a erudita e a indígena. A gente pensou esse projeto como um grande encontro de escuta e criação coletiva. Foi um processo guiado pelo carinho, pela escuta e pela generosidade entre todos os envolvidos”, ressaltou Agenor.

Entre os artistas convidados, o cantor Dan Stump valorizou o impacto da proposta na formação de novos públicos. “É muito bonito ver a orquestra engajada com os artistas da nova geração. O Amassunu mostra essa construção viva da nossa música, unindo gerações no mesmo palco. E o fato de ser no Teatro Amazonas torna tudo ainda mais simbólico”, disse.

Foto: Divulgação

Ele também ressaltou a diversidade do público presente: “Tinha criança, jovem, adulto… Isso mostra que a música popular amazonense está viva, e o Amassunu consegue reunir todas essas vozes e estilos num mesmo corpo”, destacou

O cantor Dudu Brasil celebrou a entrega coletiva do grupo. Segundo ele, foram meses de preparação junto com a Orquestra de Câmara e a Banda MOÃ. “Foi um processo bonito de construção, e estou muito feliz com o resultado. Esse é um projeto que valoriza a produção musical do Amazonas. Estar aqui é um privilégio”, comentou Dudu Brasil.

Foto: Divulgação

Com arranjos de César Lima e iluminação assinada por Tabbatha Melo, o espetáculo apresenta um repertório autoral e simbólico, com músicas como Japurutú, Pehe, Cadê a Morena?, Rio Solimões, Verá e a interpretação coletiva de Amazonas, que encerra a noite com todos os artistas no palco. A montagem terá nova apresentação nesta terça-feira (23/07), também no Teatro Amazonas.

Mais espetáculos da SEA

A Série Encontro das Águas, segue até o próximo fim de semana, com mais duas estreias.  Na quinta e sexta-feira (24 e 25/07) têm a “Symphony of Chaos”, que terá a curadoria de Vitor Mascarim, participação da Orquestra de Câmara do Amazonas e regência de Elena Koynova.

No sábado e domingo será a vez do espetáculo “Beyond the Symphony”, tendo Ana Eliza como curadora, participação da Amazonas Filarmônica e regência e arranjos de Otávio Simões.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e por meio do site shopingressos.com.br.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Missão do BID destaca avanço das obras do Prosamin+, em Manaus

20 de agosto de 2025
Amazonas

Avanço da Telessaúde no interior é um dos destaques do Relatório Quadrimestral da SES-AM apresentado na Aleam

20 de agosto de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação realiza abertura dos envelopes com propostas da Chamada Pública da agricultura familiar

20 de agosto de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagens de três adolescentes desaparecidos em diferentes locais e datas em Manaus

20 de agosto de 2025
Amazonas

Pesquisa em Saúde: FVS-RCP impulsiona produção científica no Amazonas com a 10ª Jornada do Paic

20 de agosto de 2025
Amazonas

Operação Shamar: PC-AM lança Delegacia Virtual da Mulher durante evento em São Gabriel da Cachoeira

20 de agosto de 2025
Influência SocialInfluência Social