Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Esporotricose: Amazonas emite novo informe epidemiológico nesta quarta-feira

5 de novembro de 2025
Compartilhar

O informe está disponível no site da FVS-RCP – www.fvs.am.gov.br

FOTO: Jaqueline Vieira/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulga, nesta quarta – feira (05/11), o informe epidemiológico de esporotricose humana e animal, uma infecção subcutânea causada por fungos do gênero Sporothrix.

Esporotricose humana

Entre 1º de janeiro e 31 de outubro, foram notificados 2.112 casos de esporotricose humana no Amazonas, dos quais 1.635 confirmados e 206 seguem em investigação. O informe registra um óbito.

Os casos confirmados correspondem a pessoas residentes em Manaus (1.529), Presidente Figueiredo (34), Barcelos (27), Iranduba (12), Rio Preto da Eva (8), Maués (7), Manacapuru (5), Itacoatiara (4).

Esporotricose animal

No Amazonas, de 1º de janeiro a 31 de outubro, foram notificados 4.290 casos de esporotricose animal, sendo 4.052 confirmados e 2.090 em tratamento. Foram registradas 1.937 eutanásias/óbitos. A maior quantidade de animais é de gatos (97,5%), seguidos de cães (2,5%). Os animais envolvidos são, em maioria (65,7%), machos.

Grupo técnico

No Amazonas, o enfrentamento da esporotricose conta com um Grupo de Trabalho responsável pelo monitoramento da doença no estado. O grupo é composto por órgãos especializados, entre eles FVS-RCP, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Hospital Alfredo da Matta (Fuham), Secretaria de Estado de Proteção Animal (SEPET), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM).

Sobre a esporotricose

A esporotricose é uma infecção causada por fungos do gênero Sporothrix, presentes de forma natural no solo, nas cascas de árvores e na vegetação em decomposição. Esse fungo pode infectar humanos, gatos, cães e outros mamíferos.

A transmissão para seres humanos ocorre quando o fungo entra em contato com a pele ou mucosas, geralmente por meio de ferimentos causados por espinhos, lascas de madeira ou palha que estiveram em contato com vegetais contaminados. Caso haja suspeita de esporotricose em humanos, é fundamental buscar atendimento médico imediatamente.

Os animais também podem ser transmissores da doença, passando o fungo para humanos e outros animais por arranhaduras, mordeduras, lambeduras ou pelo contato com secreções respiratórias e lesões cutâneas ou nas mucosas.

Para prevenir a infecção, recomenda-se que cães e gatos não circularem nas ruas sem supervisão. Isso reduz o risco de exposição ao fungo. Se houver suspeita de esporotricose em animais, é crucial levá-los ao veterinário com urgência.

O informe epidemiológico está disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br), com dados sobre esporotricose humana e animal notificados ao órgão. A publicação é atualizada mensalmente.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Amazonas

Projeto AmbientArte leva cinema itinerante e ações ambientais a Parintins e impacta mais de 700 pessoas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Ipaam, MMA e Pnud promovem de 12 a 15 de novembro mutirão ambiental, em Careiro

10 de novembro de 2025
Amazonas

IML busca por familiares de Francisco Adevaldo Ramos que faleceu em Manaus

10 de novembro de 2025
Amazonas

Amazonenses concorrem a mais de 170 mil em prêmios em mais um sorteio da nota fiscal

10 de novembro de 2025
Amazonas

Cigás testa protocolos de segurança em Simulado de Emergência e orienta a população sobre a ação

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social