Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas e Unicef realizam capacitação com foco na proteção às crianças e adolescentes

11 de agosto de 2025
Compartilhar

Encontro tem como público-alvo os conselheiros tutelares, reforçando o papel que possuem como agentes mobilizadores nos municípios

FOTO: João Carlos Moraes/UGPE

O Governo do Estado do Amazonas promove, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Encontro Estadual “Zelar e Proteger”. O evento, que acontece na terça (12/08) e quarta-feira (13/08), em Manaus, reúne conselheiros tutelares e representantes dos Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), de todo o estado. O encontro será realizado no auditório do Ministério Público do Amazonas, na zona oeste de Manaus, das 8h às 17h.

A capacitação faz parte das ações do Selo Unicef, edição 2025-2028. O Selo, uma iniciativa do Unicef com o apoio do Governo do Amazonas, promove ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco especial em saúde e educação, além da proteção social e contra as violências.

No estado, as ações do Selo Unicef são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). E são desenvolvidas com o apoio das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e de Saúde (SES-AM), além da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e do parceiro implementador, o Instituto Amazônia Açu (Iaçu). O encontro em pauta, tem o apoio, ainda, do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) e da Unidade de Gestão Integrada (UGI).

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que a capacitação é um passo importante para que os municípios alcancem o Selo Unicef e, também, para garantir que os Conselhos Tutelares atuem de forma cada vez mais qualificada e integrada.

“São ações que vão ampliar o alcance das políticas públicas e fortalecer o sistema de garantia de direitos em todo o Amazonas. Isso reflete o compromisso do Governo do Estado em, juntamente com os órgãos parceiros, fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes da região”, ressalta.

FOTO: João Carlos Moraes/UGPE

Programação

A programação conta com a apresentação da história e metodologia do Selo, com destaque para os resultados alcançados na edição anterior, de 2021 a 2024, e para a proposta do novo ciclo. O objetivo é reforçar o papel dos Conselhos Tutelares como agentes mobilizadores nos municípios, incentivando a adesão das gestões à estratégia para fortalecer a prevenção e a resposta a casos de violência contra crianças e adolescentes.

Durante o encontro, será estimulado, ainda, o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), como ferramenta de apoio à atuação diária, além do fortalecimento da aplicação da Lei 13.431/2017, a chamada “Lei da Escuta Protegida”, que garante atendimento especializado e humanizado a vítimas e testemunhas de violência.

A capacitação também vai tratar sobre a importância da abordagem étnico-racial, da participação cidadã e da gestão por resultados como eixos estratégicos para a proteção integral da infância e da adolescência.

No mês de junho deste ano, foi realizado no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o primeiro evento de capacitação das equipes para a nova edição do Selo. Além de Parintins, o treinamento contou com a participação de mais 10 municípios das regiões do Baixo e Médio Amazonas, sendo eles: Itacoatiara, Urucurituba, Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Maués.

Resultados alcançados

Na edição 2021-2024 do Selo Unicef, o Amazonas superou a média nacional em três indicadores, alcançando a melhor participação na história dos 25 anos da certificação. Ao todo, 55 municípios amazonenses participaram e 29 foram certificados, um número 3,5 vezes maior do que na edição 2017-2020, quando apenas oito conseguiram atingir as metas.

Entre os resultados alcançados na edição passada, se destaca o aumento de 8,8% na cobertura vacinal da Tríplice Viral D2, frente aos 2,6% registrados nacionalmente; a redução de 39,3% nas taxas de abandono escolar; e a ampliação do uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), com aumento expressivo de notificações de violência, essencial para interromper ciclos de abuso e garantir proteção.

O Governo do Estado desempenha o papel de facilitador, apoiando os municípios na implementação de ações que os ajudem a cumprir os critérios da certificação. Dentre eles, o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o alcance de pelo menos 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Sect atende 208 famílias em mais uma etapa de regularização fundiária em Caburi, em Parintins

12 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima afirma que COP em Belém será importante para mostrar ao mundo as prioridades da Amazônia

12 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas reforça segurança pública no interior com novas viaturas

12 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas e Unicef realizam Encontro Estadual ‘Zelar e Proteger’ para fortalecer rede de proteção infanto-juvenil

12 de agosto de 2025
Amazonas

Serviço aéreo da SSP-AM resgata bebê com bronquiolite aguda grave em comunidade rural em Manaus

12 de agosto de 2025
Amazonas

Amazonas sedia 14ª reunião do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania e Administração Penitenciária do Brasil

12 de agosto de 2025
Influência SocialInfluência Social