Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Imuniza Norte: Campanha de vacinação contra a Influenza começa no Amazonas em 3 de novembro

31 de outubro de 2025
Compartilhar

As secretarias municipais de saúde sãos responsáveis pela operacionalização das campanhas em suas cidades

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Arquivo/Secom

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), informa que o início da campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas será no dia 3 de novembro e seguirá até 28 de fevereiro de 2026, contemplando os 62 municípios.

“O período de chuva no Amazonas começa em meados de novembro, início de dezembro. É exatamente nesse período em que há uma incidência maior da Influenza e, às vezes, a vacinação no Amazonas começava depois que as pessoas já estavam com a Influenza. O Ministério da Saúde conseguiu começar a antecipar essa vacina para o estado. E, aqui, já reforço o convite e o apelo para que aquelas pessoas que estejam nesses grupos prioritários possam garantir a vacinação”, destacou o governador Wilson Lima.

De acordo com a SES-AM, o Amazonas já recebeu 796 mil doses da vacina contra a Influenza, enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios pela FVS-RCP, para vacinar um público-alvo de 1.849.973 pessoas. A meta da campanha é alcançar 90% do público prioritário e os municípios já iniciaram a retirada gradativa das doses para o início da campanha.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destaca que a campanha antecipa a vacinação na região Norte antes do período chuvoso. “Devido à sazonalidade dos vírus respiratórios no nosso inverno amazônico, que começa em novembro, acordamos com o Ministério da Saúde para antecipar nossa campanha de vacinação e, assim, proteger a população contra a maior circulação do vírus e as formas graves da doença”, afirmou.

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Arquivo/Secom

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância da vacinação e o compromisso com a saúde da população. “Antecipar a campanha é uma estratégia que reconhece as particularidades da região Norte e oportuniza o acesso à proteção antes do período de chuvas, quando as doenças respiratórias tendem a aumentar. Vacinar-se é um gesto simples, mas poderoso, que protege não apenas cada indivíduo, mas toda a comunidade”, destaca.

Grupo prioritário

A campanha busca proteger o grupo mais vulneráveis para casos graves da doença, que incluem: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e educação, idosos, população indígena, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores dos transportes coletivos, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema privado de liberdade.

A campanha contará com um Dia D de mobilização contra a Influenza, marcado para 29 de novembro, organizado pelas secretarias municipais de saúde. Para agilizar o atendimento, a FVS-RCP orienta que os cidadãos levem carteira de vacinação, documento de identidade com foto e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10 de novembro de 2025
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social