Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Manaquiri: plantação de graviola recebe polinização artificial realizada pelo Idam

6 de fevereiro de 2024
Compartilhar

A ação ocorreu na Fazenda Bom Futuro e a expectativa é que os primeiros resultados ocorram em 30 dias

Foto: Divulgação/IdamCom produção média anual de 13 mil graviolas, Manaquiri (distante 60 quilômetros da capital) se prepara para despontar no cultivo da fruta. Isso porque o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou a polinização artificial na plantação de graviola da Fazenda Bom Futuro, uma das principais produtoras da cultura no município. 

A polinização artificial, que aconteceu no último sábado (03/02), por meio da Unidade Local do Idam em Manaquiri, visa estimular a produção de graviola com frutos maiores, além de revitalizar a cultura da graviola na região. A atividade foi conduzida pelo técnico do instituto, Selmo Andrade, que considera o trabalho crucial para o cultivo comercial da fruta.

“Quem faz plantio de graviola comercial precisa fazer uso da polinização artificial, pois quando se depende da polinização natural, os frutos frequentemente crescem pequenos e com tortuosidades. Outra dificuldade é que quando o plantio ocorre de forma convencional, com o agricultor usando agrotóxicos, há a diminuição da população do polinizador”, destacou o técnico.

A polinização artificial

De acordo com o técnico, o processo de polinização artificial precisa seguir algumas etapas, como, primeiramente, a seleção e coleta das flores de graviola que já se encontram amareladas, que devem ‘descansar’ durante a noite. No dia seguinte, o pólen das flores é recolhido e destinado à polinização ainda no período da manhã. “Nesse processo, pegamos o pólen coletado e o pincelamos no centro da flor, que deve estar aberta”, explicou.

Andrade informou, ainda, que após 30 dias o fruto já estará em formação na árvore. “O resultado da polinização artificial na Fazenda Futuro tem sido o aumento da produtividade, com o índice de pegamento de frutos de plantas polinizadas artificialmente, chegando a superar 60%, em comparação ao índice inferior a 40% de plantas polinizadas de forma natural”, concluiu.

Fazenda Bom Futuro

O Idam assiste a Fazenda Bom Futuro, propriedade da agricultora Simone Alves, há mais de quatro anos, com a introdução de mudas de graviola e, também, com o acompanhamento técnico voltado ao cultivo de goiaba, pitaya, melancia, alface e avicultura de postura.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Em Itacoatiara, governador Wilson Lima fortalece os setores primário e social com investimentos de mais de R$ 2 milhões

13 de novembro de 2025
Amazonas

Em menos de 15 dias, paciente do primeiro transplante de fígado do Delphina Aziz recebe alta

13 de novembro de 2025
Amazonas

Em Itacoatiara, governador Wilson Lima entrega 13 novas viaturas para as Forças de Segurança

13 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega mais 1.000 cartões do Auxílio Estadual em Itacoatiara

13 de novembro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 185 vagas de emprego para esta sexta-feira

13 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia entrega da primeira etapa de modernização da AM-010 e reforça investimentos em Itacoatiara

13 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social