Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Nova fase no combate à malária: Tafenoquina chega à Regional Juruá

22 de outubro de 2025
Compartilhar

As atividades formativas abrangem o teste de G6PD, indispensável para o início do tratamento com o novo antimalárico

FOTOS: Divulgação/ FVS-RCP

Com o objetivo de avançar na implantação gradual da tafenoquina, novo medicamento antimalárico que reduz o tempo de tratamento da malária vivax, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza até sábado (25/10), em parceria com autoridades de saúde, treinamentos sobre o uso do teste de G6PD, etapa necessária para o uso seguro da medicação. As atividades acontecem na Regional de Saúde do Juruá, que abrange os municípios de Eirunepé, Carauari e Ipixuna.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a FVS-RCP, por meio gerência de Malária e outros hemoparasitas, Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e a esfera federal com equipe do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde Ambiental (SVSA) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); e Distrito Sanitário Especiais Indígenas (DSEI) médio rio Solimões e afluentes.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a capacitação dos profissionais de saúde é um dos pilares para o sucesso da implantação gradual da tafenoquina no tratamento da malária. “O uso adequado do teste de G6PD é essencial para a segurança e eficácia do tratamento. A FVS-RCP segue firme em sua missão de fortalecer as ações de prevenção e tratamento da malária”, ressaltou.

Para o tratamento de malária com tafenoquina, se o paciente apresentar o nível de G6PD abaixo do esperado, será encaminhado para tratamento com a primaquina, medicamento anterior e já vigente para o combate à malária.

O responsável técnico de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, enfatiza que a introdução da tafenoquina no Amazonas é um avanço significativo para o tratamento da malária. “A tafenoquina reduz o tempo de tratamento. Isso impacta na melhoria da adesão dos pacientes ao tratamento e contribui diretamente para a interrupção da cadeia de transmissão, refletindo na redução dos casos da doença”, afirmou.

Menos dias de tratamento

A tafenoquina é um antimalárico indicado para uso em conjunto com a cloroquina. Esse composto medicamentoso é indicado para a malária vivax, responsável por 85,1% dos casos de malária no Amazonas. Esse tipo de malária é transmitido pela picada de mosquitos infectados, especificamente os mosquitos do gênero Anopheles.

O coordenador de Eliminação da Malária na SVSA/MS, Alexander Vargas, explica que a tafenoquina é um medicamento a ser tomado em um único dia juntamente com três dias de cloroquina, o tratamento que antes era de sete dias e hoje se torna três dias.

“Isso aumenta a adesão do paciente ao tratamento, o que reduz as recaídas que há na malária. O Ministério da Saúde está fazendo a implementação (da tafenoquina) com municípios prioritários para que se consiga eliminar a malária no Brasil até 2035”, ressalta o coordenador de Eliminação da Malária na SVSA/MS, Alexander Vargas.

Implantação gradual

Para a realização dos treinamentos, a equipe técnica das autoridades de saúde realiza visitas itinerantes aos municípios, acompanhando de perto a execução das atividades iniciadas na terça-feira (21/10).

O objetivo é capacitar profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, microscopistas, além de Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), fortalecendo a rede de vigilância e atenção à malária na região.

A tafenoquina foi implantada inicialmente nos municípios de Manaus, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Guajará, Tefé e Alvarães. A expansão gradual para outras localidades, como Juruá, é mais um passo estratégico no controle da malária em todo o Amazonas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Ateliê 23 apresenta ‘Sebastião’ no Festival Velha Joana

11 de novembro de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam na capital e interior

11 de novembro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende 70 quilos de maconha em ação na Ponta Negra

11 de novembro de 2025
Amazonas

Amazonas é destaque nacional em experiências exitosas de enfrentamento à tuberculose

11 de novembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas apresenta nova parceria com Banco Mundial para atrelar financiamento a metas ambientais

11 de novembro de 2025
Amazonas

Novembro Azul: FCecon alerta para os cuidados com a saúde do homem

11 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social