Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Novo fluxo de pronto atendimento do HPS Platão Araújo começa a funcionar nesta segunda-feira (27/10)

27 de outubro de 2025
Compartilhar

Sistema Fast Track tem fluxos específicos para os casos de baixa complexidade e para os pacientes graves, reduzindo tempo de espera

FOTO: Antonio Lima e Diego Peres/Secom

Inicia nesta segunda-feira (27) o funcionamento do novo pronto atendimento do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste. A unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), passa a adotar o modelo Fast Track, com fluxo específico para os casos de baixa complexidade.

Esses pacientes passam a ser assistidos no pronto atendimento com o médico indo até eles, num processo inovador, enquanto os mais graves seguem para os setores especializados do hospital, garantindo que ambos recebam o tratamento adequado, reduzindo o tempo de espera.

O novo fluxo do pronto atendimento tem como base o Sistema Manchester de Classificação de Risco, protocolo internacional usado em serviços de urgência e emergência. O sistema é adotado para priorizar o atendimento médico com base na gravidade do quadro clínico dos pacientes.

FOTOS: Antonio Lima e Diego Peres/Secom

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explica que, conforme o novo fluxo, cada paciente será classificado de acordo com o grau de complexidade do caso e terá um tempo máximo específico para atendimento. “Isso vai dar agilidade e resolutividade aos casos de maneira eficiente e com qualidade. O Fast Track é um modelo que já é usado em outras unidades da rede estadual e que, no Platão Araújo, tem como diferencial a postura ativa da equipe indo até o paciente, ou seja, a população sendo o centro do atendimento”, disse.

Segundo o diretor geral do HPS Platão Araújo, Juliano Botero, o atendimento será conduzido de maneira multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistência social e recepção atuando de maneira integrada. “A cada plantão de 12 horas teremos uma equipe de sete médicos, seis enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem atuando na assistência do paciente”, destaca.

Passo a passo

De acordo com a diretora técnica do Platão Araújo, a médica Michele Oliveira, os pacientes que chegarem na unidade passarão por etapas de atendimento. O primeiro passo é pegar senha de atendimento no totem da entrada. Em seguida, serão chamados na recepção para realizar cadastro de atendimento. A etapa seguinte é a triagem. “Essa é uma das principais fases do atendimento, em que o paciente será classificado conforme o histórico e gravidade dos sintomas. Os casos de baixa complexidade receberão pulseira azul ou verde e aguardam atendimento no Fast Track”, explica.

FOTOS: Antonio Lima e Diego Peres/Secom

No Fast Track, diz ela, o paciente é chamado, atendido por um médico, que avalia os sintomas e o encaminha para medicação ou realização de procedimento como curativo. “O tempo de resolução do caso desse paciente é de até uma hora”, afirmou.

Já os pacientes classificados na triagem com as cores laranja (grave) e amarela (urgente) seguirão para os espaços correspondentes. Lá, o médico vai até o paciente, avalia e orienta a conduta clínica a ser adotada, com realização de exame para diagnóstico e medicação. “Na sala amarela o tempo médio de resolução é de até 8 horas e na laranja até 24 horas após o atendimento inicial do paciente. Esse é o tempo estimado para que a equipe médica define se o paciente vai pegar alta ou precisará ser internado ou passar por cirurgia, por exemplo”, detalha Michele.

Estrutura

Para instalação dos novos fluxos, o pronto atendimento da unidade passou por obras de reforma e reestruturação dos espaços. Agora, o pronto atendimento do HPS Platão Araújo conta com recepção, sala de triagem, de medicação, de procedimento, área amarela, laranja e fast track, posto de enfermagem e médico, farmácia satélite e banheiros.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10 de novembro de 2025
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social