Programação inclui oficinas e palestras sobre higiene, saúde e atualização do CadÚnico em Manaus e no interior este julho
FOTOS: Jimmy Christian/Seas
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), por meio do Programa Prato Cheio, iniciou nesta terça-feira (01/07), uma série de oficinas e palestras em unidades do restaurante popular. A programação aborda temas como Higienização dos Alimentos, Introdução às Hepatites Virais: tipos, causas e impacto na saúde, e CadÚnico: conhecer para incluir.
A oficina sobre higienização dos alimentos começou pela unidade do bairro Coroado, zona Leste de Manaus. Já a palestra sobre ‘CadÚnico: conhecer para incluir’, aconteceu na unidade do bairro Petrópolis, zona Sul da capital, com foco em orientar a população sobre a importância do Cadastro Único e da atualização de dados para acesso aos benefícios sociais.
Durante a oficina, o nutricionista da Seas, Rômulo Rodrigues, orientou os participantes sobre práticas corretas de higienização para evitar contaminações e doenças. “A oficina abordou sobre como limpar corretamente verduras, legumes e frutas. Muitas pessoas não têm o conhecimento adequado, e isso pode resultar em infecções alimentares. A proposta é ensinar de forma simples, prática e acessível, contribuindo para a saúde das famílias atendidas pelo programa”, explicou.
FOTO: Jimmy Christian/Seas
A programação também inclui momentos de escuta ativa com os participantes, distribuição de materiais informativos e esclarecimentos sobre como higienizar os alimentos em casa de forma correta, e explicar os tipos de hepatites virais, causas, formas de transmissão e impactos na saúde.
As ações reforçam o compromisso do Governo do Amazonas em promover palestras sobre saúde de forma preventiva e educativa, aproximando serviços e informações à população.
Ao longo do mês, as oficinas do Programa Prato Cheio também serão realizadas nas unidades localizadas nos bairros: Parque São Pedro (08/07), Viver Melhor (10/07) e São José (11/07). As palestras sobre introdução às hepatites virais acontecerão nas unidades dos bairros Alfredo Nascimento (04/07), Jorge Teixeira (11/07) e Novo Israel (24/07).
Já as palestras sobre o Cadastro Único (CadÚnico) estão programadas para ocorrer nos bairros: Braga Mendes (04/07), Novo Israel (08/07), Alvorada (15/07), Centro (17/07), Jorge Teixeira (22/07), Parque São Pedro (24/07), Parque Mauá (29/07) e Aleixo (31/07).
Unidades do interior
Além disso, a Seas também promoverá palestras sobre a campanha contra o papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, no interior do estado. A iniciativa faz parte da mobilização pela vacinação contra o HPV, que visa prevenir doenças graves e potencialmente fatais relacionadas ao vírus, protegendo a saúde de adolescentes e jovens de ambos os sexos.
As palestras sobre o tema acontecerão nas unidades Prato Cheio nos seguintes municípios: Careiro (07/07), Autazes (08/07), Tabatinga (09/07), São Gabriel (10/07), Barreirinha (11/07), em Rio Preto da Eva (14/07), Tapauá (15/07) e Tefé (15/07).
Prato Cheio
O Prato Cheio é um programa social que tem como público-alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior do Amazonas.
O programa é dividido em dois serviços: nos restaurantes populares, o almoço é vendida pelo valor simbólico de R$1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 8h às 13h.