Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Prevenção ao desmatamento e queimadas: Comitê da Sema apresenta resultados da 4ª fase

31 de outubro de 2025
Compartilhar

Sema define uma meta de redução de 15% no número de queimadas e na degradação florestal em relação ao triênio 2023–2025

FOTOS: Noir Miranda/Sema

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) coordenou, na quinta-feira (30/10), a 14ª Reunião do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas (PPCDQ-AM), realizada na sede da secretaria. O encontro reuniu representantes de órgãos estaduais, federais e da sociedade civil para apresentar os resultados alcançados na 4ª fase do plano (2023–2025) e discutir a proposta da nova etapa, que abrangerá o triênio 2026–2028.

Desde 2019, o Governo do Amazonas vem promovendo a atualização contínua do PPCDQ-AM, instrumento central da política ambiental estadual. À época, o Estado acumulava três fases do plano desatualizadas. A partir dessa reorganização, o plano passou a ser mantido de forma permanente, garantindo o acompanhamento dos resultados e a integração entre as ações de combate ao desmatamento, queimadas e degradação ambiental.

“Um dos primeiros compromissos do governador Wilson Lima foi com a atualização do PPCDQ, e desde então temos mantido o plano ativo e alinhado às nossas metas ambientais. É um momento de avaliação dos resultados e também de aperfeiçoamento das estratégias para o próximo ciclo”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Resultados

Entre os principais resultados apresentados, há o registro de uma redução, no Amazonas, de 36,79% na taxa de desmatamento em comparação com o triênio anterior (2020–2022). A meta inicial da 4ª fase previa a diminuição de 10% na área desmatada, equivalente a 641,2 km², objetivo amplamente superado.

FOTOS: Noir Miranda/Sema

No que se refere às queimadas, o total de 49.226 focos de calor registrados no triênio 2023–2025 representa uma redução de 6,75% em relação ao período anterior, que contabilizou 52.794 focos.

Avanços na bioeconomia

A apresentação de resultados também destacou o eixo da bioeconomia, que fortalece as cadeias produtivas sustentáveis e promove geração de renda em Unidades de Conservação (UCs). Em 2025, as áreas com maior produção foram a Reserva Extrativista Canutama, a Floresta Estadual de Canutama e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uacari.

Entre as cadeias produtivas, o pescado fresco e seco se destacou com uma produção de 232.451 kg de peixe, resultando em uma movimentação de R$ 2,37 milhões e contribuindo para uma geração total de renda de R$ 9,35 milhões nas UCs.

Metas

Para o novo ciclo do plano, a proposta apresentada pela Sema define uma meta de redução de 15% no número de queimadas e na degradação florestal em relação ao triênio 2023–2025.

A nova fase também prevê a continuidade da produção do Plano Tático Integrado (PTI), conduzido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), com foco nas operações de combate ao desmatamento e às queimadas no sul do Estado e na Região Metropolitana de Manaus.

Outro instrumento previsto é o Plano Operativo de Prevenção e Combate de Incêndios Florestais (PPCIF), que será elaborado anualmente com base em previsões climáticas e monitoramento ambiental, conforme a Resolução COMIF nº 2, de 21 de março de 2025.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10 de novembro de 2025
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10 de novembro de 2025
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social