Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Setembro Verde: SEPcD acompanha fiscalização sobre uso indevido de vagas de estacionamento destinadas à PcDs

17 de setembro de 2025
Compartilhar

Ação ocorre nos centros comerciais e supermercados da capital, juntamente com a Prefeitura de Manaus

Fotos: Valdo Leão/Semcom

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), iniciou, nesta terça-feira (16/09), a fiscalização das vagas de estacionamento prioritárias em centros comerciais e supermercados da capital. A ação integra a campanha “Setembro Verde”, de inclusão dos direitos da pessoa com deficiência.

A campanha, em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), verifica o uso indevido de vagas destinadas às pessoas com deficiência (PcDs), além de realizar abordagens e distribuição de materiais informativos sobre os direitos das PcD.

Fotos: Valdo Leão/Semcom

O secretário executivo adjunto da SEPcD, Adriano Reis, explicou que a ação acontecerá durante o decorrer da semana, como forma de alcançar todas as zonas da capital. “A intenção é conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência, ressaltando o cumprimento da lei. Estamos na campanha, todos os dias, para conscientizar a população de ‘Não use a vaga da pessoa com deficiência’, pois a PcD precisa dela e é uma vaga que garante a acessibilidade”, frisou.

Foto: Valdo Leão/Semcom

A blitz integra a campanha “Setembro Verde”, um mês dedicado à conscientização e à luta pelos direitos das pessoas com deficiência, promovendo ações que visam garantir inclusão em diversos setores, como lazer e cultura. A população é encorajada a denunciar práticas irregulares, contribuindo assim para um ambiente mais justo e acessível.

Lei

Estacionar em vaga PcD é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Lei Estadual 241/2015, determina que 2% das vagas de estacionamento sejam reservadas para pessoas com deficiência.

Segundo o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda Junior, a fiscalização orienta a população sobre o uso indevido da vaga de estacionamento, verificando informações nos locais e reforçando o direito ao espaço exclusivo para idosos e PcDs. “Para fazer o uso da vaga é preciso que a pessoa que tem direito dela esteja dentro do veículo, por exemplo o idoso, por mais que exista o cartão é necessário que ele esteja dentro do veículo utilizando essa vaga. Foi flagrado uma pessoa usando o cartão da pessoa com deficiente sem a pessoa presente, então é importante reforçar que o cartão é da pessoa, não do veículo”, explicou.

Foto: Valdo Leão/Semcom

Fiscalização

As fiscalizações dos direitos de pessoas com deficiências são recorrentes pela SEPcD e a rede de proteção. No início deste mês, as equipes estiveram no Porto e na Rodoviária de Manaus para verificar a gratuidade de vagas em transportes intermunicipais, de acordo com a Lei Federal nº. 13.146/2015.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

‘Ressonâncias de 2025’: Amazonas Filarmônica revisita séculos de música em concerto especial no Teatro Amazonas

13 de novembro de 2025
Amazonas

Embarcação premiada do Ipem-AM integra ações do Inmetro na COP-30

13 de novembro de 2025
Amazonas

Ministério da Justiça aponta eficácia na aplicação dos recursos enviados à SSP-AM

13 de novembro de 2025
Amazonas

Diário Oficial do Amazonas celebra 132 anos de transparência e inovação

13 de novembro de 2025
Amazonas

PC-AM divulga imagem de homem procurado por roubo em unidade de saúde na zona leste

13 de novembro de 2025
Amazonas

Em dez meses, Polícia Militar do Amazonas registra aumento de 71,9% na captura de foragidos da Justiça

13 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social