Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Vivência Cultural: Alunos da Escola Estadual Tiradentes têm tarde de música clássica com a Orquestra da Câmara Amazonas

6 de novembro de 2025
Compartilhar

Projeto Vivência Cultural aproxima estudantes do universo da música e mostra a arte como caminho de descoberta e inspiração

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A quarta-feira (05/11) foi marcada por emoção, curiosidade e muita música na Escola Estadual Tiradentes, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, que recebeu a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) dentro do projeto Vivência Cultural. A iniciativa levou um concerto para dentro da escola, promovendo um encontro direto entre os alunos e os músicos profissionais do corpo artístico do Estado.

O projeto é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, com o objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência imersiva com os corpos artísticos do Amazonas. A ação busca, além de despertar o interesse pela arte, aproximar os jovens da realidade profissional da música e incentivar possíveis vocações na área.

Durante a apresentação, o maestro Marcelo de Jesus destacou a importância de levar a orquestra para espaços educativos: “É muito importante esse projeto para a gente tirar aquele ranço que ainda existe de achar que música clássica é coisa de gente mais velha ou chata. Aqui a ideia é mostrar que a música é viva, feita hoje, e que todos podem se apropriar dela”, afirmou o maestro, que conduziu a tarde de forma leve e descontraída, interagindo com os alunos.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O gestor da escola, Rodrigo Silva, elogiou a interação entre os músicos e os estudantes. “Foi uma das poucas vezes em que colocamos tantos alunos no auditório e eles ficaram atentos, quietos, participando. É um momento de valorização da arte e da música, e queremos agradecer à Orquestra por essa vivência tão rica”, disse.

Entre os alunos, o entusiasmo também foi evidente. João Victor teve a oportunidade de reger a orquestra por alguns minutos e contou sobre a experiência: “Foi cativante. Já tinha visto vídeos deles na internet, mas ver pessoalmente é outra coisa. Já toquei na banda da escola, mas reger foi algo novo e muito legal”, relatou o estudante, que sonha em seguir carreira na percussão.

O gerente da Central de Artes e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Baldoino Leite, reforçou que o Vivência Cultural é um projeto que vai além da apreciação artística: “A ideia é permitir que os alunos conheçam o funcionamento dos corpos artísticos, como é possível se profissionalizar nessa área e como funciona o trabalho desses grupos. É um momento de troca, aprendizado e inspiração para quem está decidindo o futuro profissional”, destacou.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Com essa edição do Vivência Cultural, a arte mostrou mais uma vez seu poder transformador capaz de unir gerações, despertar talentos e mostrar que a música, mais do que um som, é um elo vivo entre o conhecimento e a sensibilidade.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10 de novembro de 2025
Amazonas

Projeto AmbientArte leva cinema itinerante e ações ambientais a Parintins e impacta mais de 700 pessoas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Ipaam, MMA e Pnud promovem de 12 a 15 de novembro mutirão ambiental, em Careiro

10 de novembro de 2025
Amazonas

IML busca por familiares de Francisco Adevaldo Ramos que faleceu em Manaus

10 de novembro de 2025
Amazonas

Amazonenses concorrem a mais de 170 mil em prêmios em mais um sorteio da nota fiscal

10 de novembro de 2025
Amazonas

Cigás testa protocolos de segurança em Simulado de Emergência e orienta a população sobre a ação

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social