Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influência Social
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influência SocialInfluência Social
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Workshop de Engajamento do Selo Unicef reúne representantes do Amazonas, Acre e Rondônia

5 de novembro de 2025
Compartilhar

Encontro busca fortalecer parcerias regionais e aprimorar ações voltadas à infância e adolescência

Foto: Paula Pessoa/UGPE 

O Governo do Estado, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, iniciou, nesta quarta-feira (05/11), o ‘Workshop de Engajamento de Parceiros Estaduais do Selo Unicef para a Amazônia Ocidental’. O evento, que segue até esta quinta-feira (06/11), reúne representantes do Amazonas, Acre e Rondônia, com o objetivo de fortalecer a articulação conjunta, o planejamento e a troca de experiências.

O encontro acontece na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e conta com a participação, além dos representantes dos governos estaduais, da presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Dulcinéa Barbosa; da coordenadora estadual de Direitos Humanos de Rondônia (CODH-RO), Ana Assunção, e de pessoas que atuam como pontos focais de programas e projetos envolvidos, além da equipe intersetorial estadual do Selo Unicef, de parceiros institucionais e implementadores, e de órgãos de controle.

Representando o titular da Sedurb, Marcellus Campêlo, a coordenadora de projetos do Unicef na Sedurb, Reny Moita, destacou que o workshop integra as estratégias de engajamento do Selo Unicef Edição 2025-2028, cujo objetivo é promover os direitos e o bem-estar de crianças e adolescentes. “Este é um momento muito importante para a troca de experiências, o compartilhamento de lições aprendidas e o fortalecimento de parcerias. Nesta edição, o Amazonas alcançou 100% de adesão dos 61 municípios, um marco histórico desde a chegada do Unicef ao estado”, afirmou.

Foto: Paula Pessoa/UGPE 

Reny Moita ressaltou, ainda, que o Unicef adota uma metodologia baseada na união de esforços em prol da região Norte. “A equipe do Unicef vem ao Amazonas para compreender de perto como se dá essa integração e o nível de engajamento que o estado alcançou ao obter a adesão total dos municípios. Além disso, conseguimos estruturar essa iniciativa dentro de uma secretaria de Estado, tornando-a parte efetiva das ações e atividades institucionais”, completou.

Segundo a chefe do escritório do Unicef em Manaus, Rayanne França, o encontro representa um avanço no processo de articulação e no fortalecimento do trabalho intersetorial entre os parceiros. “Tivemos avanços significativos nesta nova edição do Selo, e percebemos que o apoio dos governos, dos parceiros institucionais, do Tribunal de Contas e do Ministério Público faz toda a diferença no engajamento com os municípios”, afirmou, ressaltando que o objetivo é que os municípios permaneçam ativos e que alcancem a certificação.

Foto: Paula Pessoa/UGPE 

Programação

Nesta quarta-feira, a programação contou, pela manhã, com uma apresentação geral sobre o Selo Unicef, os direitos da criança e do adolescente na Amazônia e o panorama do Selo nos estados, com o tema “Como o Estado se vê – antes e depois da parceria com o Governo do Estado”.

À tarde, foram discutidos os indicadores sociais e sua relevância para o monitoramento do Selo, além de um momento de diálogo interativo entre os atores governamentais.

Na quinta-feira (06/11), as atividades terão início com a palestra “Como criar uma rede fortalecida entre Estados e Municípios”, seguido por uma troca de experiências e pela apresentação das estratégias adotadas pelo Governo do Estado do Amazonas para o alcance das metas estabelecidas.

Encerrando a programação, haverá um intercâmbio entre atores governamentais, com o objetivo de propor uma rede de apoio entre os governadores da Amazônia Oriental.

Foto: Paula Pessoa/UGPE 

Sobre o Selo Unicef

O Selo é uma iniciativa do Unicef e, no Amazonas, tem a parceria do Governo do Estado. Envolve ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco em saúde, educação, proteção social e prevenção de violências.

No Amazonas, a coordenação e mobilização para a certificação é realizada pela Sedurb, com apoio do parceiro implementador, o Instituto Amazônia Açu (IAÇU), além das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Assistência Social (Seas), de Educação e Desporto Escolar e de Saúde (SES-AM).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Projeto AmbientArte leva cinema itinerante e ações ambientais a Parintins e impacta mais de 700 pessoas

10 de novembro de 2025
Amazonas

Ipaam, MMA e Pnud promovem de 12 a 15 de novembro mutirão ambiental, em Careiro

10 de novembro de 2025
Amazonas

IML busca por familiares de Francisco Adevaldo Ramos que faleceu em Manaus

10 de novembro de 2025
Amazonas

Amazonenses concorrem a mais de 170 mil em prêmios em mais um sorteio da nota fiscal

10 de novembro de 2025
Amazonas

Cigás testa protocolos de segurança em Simulado de Emergência e orienta a população sobre a ação

10 de novembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas reforça segurança digital com parceria entre Prodam e Sefaz

10 de novembro de 2025
Influência SocialInfluência Social